Os alunos precisam ser recebidos com muito carinho para gostarem das professoras, dos amiguinhos e do ambiente escolar como um todo.
Consideramos a máxima “Quem recebe carinho, aprende a ser carinhoso.” de muito valor para as nossas práticas educacionais. Por isso, na Educação Infantil, as atividades são planejadas para que todos se tratem bem e desenvolvam um convívio respeitoso e harmonioso.
O Período Integral, por ser um tempo a mais que os alunos ficam conosco, deve ser mágico, especial, encantador. E, ao mesmo tempo, deve ampliar as possibilidades de descobertas cognitivas e desenvolver as habilidades socioemocionais.
PROJETO DO INTEGRAL
Neste ano, o tema central do Projeto do Integral da Educação Infantil é “SENTIMENTOS E EMOÇÕES”. A proposta é que, em atividades lúdico-pedagógicas, os alunos reflitam e aprendam a lidar com seus próprios sentimentos, pensamentos e emoções.
Assim, o projeto, baseado em livros infantis, visa estimular o equilíbrio emocional e o bom relacionamento na escola e fora dela.
Na primeira semana, tão importante para a integração dos alunos, as professoras trabalharam o AFETO.
A IMPORTÂNCIA DO AFETO
“O afeto ou carinho é um sentimento gostoso de sentir, de receber, de oferecer.”
Foi assim que as professoras começaram a conversar com seus alunos, fazendo-os lembrar que recebem afeto de seus familiares, amigos e demais pessoas que gostam deles. Então, elas enfatizaram que o afeto é bom e precisamos distribuí-lo para todos à nossa volta serem felizes.
CULINÁRIA DO AFETO
Numa atividade de Culinária, os alunos ajudaram a preparar “beijinhos” que, conforme a explicação das professoras, são docinhos que simbolizam o afeto.
Eles puseram a mão na massa e enrolaram os doces com entusiasmo e alegria.
DISTRIBUINDO AFETO PELA ESCOLA
Primeiramente, os alunos saborearam os “beijinhos” e, depois, saíram pela escola para distribuir alguns deles aos funcionários.
Tomados de surpresa, todos os que receberam o docinho ficaram emocionados e retribuíram com abraços e palavras de agradecimento. Com essa reação, os alunos puderam compreender que a atitude afetuosa gerou muito mais afeto para eles mesmos.