Quem não gosta de música?
Quando a pessoa escuta uma música de que gosta, ela se encanta, fica feliz, sonha…
A música tem poderes: ela pode irritar (quando não gostamos dela) ou nos acalmar (quando é bem suave e melodiosa).
Não importa o ritmo, o estilo… toda música atua no emocional de quem a ouve.
Por isso, a Ciência descobriu a Musicoterapia, ou seja, entendeu que poderia empregar determinados tipos de música para agir no emocional do paciente e ajudá-lo, por exemplo, em quadros psicológicos de ansiedade, depressão e até de isolamento.
Nos 5° anos do Ensino Fundamental, o professor Paulo, de MÚSICA, e as professoras Neide e Karina organizaram um projeto integrando Música às aulas de SOCIOEMOCIONAL.
A disciplina de SOCIOEMOCIONAL da nossa escola promove reflexões, autoconhecimento, observação das próprias ações e reações, entendimento e aceitação do outro, entre outras atitudes que desenvolvam relacionamentos com mais harmonia e respeito.
Então, essa atividade proposta começou com uma discussão de como a MÚSICA pode agir para nos tornarmos mais calmos, mais equilibrados, ou mais alegres, ou mais animados… ou mesmo tristes, se ela nos remeter a alguma lembrança negativa do passado. Foi uma conversa em que os alunos comentaram sobre os seus sentimentos em relação a algumas músicas.
Em seguida, eles assistiram a um vídeo sobre MUSICOTERAPIA, que muitos desconheciam a existência. Os alunos gostaram de entender que o ato de ouvir música e/ou tocar, melhora o ânimo de um paciente, regulariza as frequências cardíacas e respiratórias e até diminui a pressão alta.
O professor Paulo faz questão de mencionar: “Para esta atividade de Musicoterapia, contamos com os ensinamentos de um especialista neste assunto, Márcio Miranda, que é o fisioterapeuta do Instituto Viver”.
Numa outra live, os três professores, fizeram uma aula MAKER (da proposta do “faça você mesmo”), auxiliando os alunos a criarem instrumentos musicais com materiais recicláveis. Eles amaram criar e tocar o instrumento.
Mais atividade com música
Ainda com os 5° anos, as professoras de SOCIOEMOCIONAL apresentaram aos alunos a MÚSICA 8D, que é um estilo de áudio que utiliza efeitos para causar a sensação de que os sons estão sendo reproduzidos em diversas direções.
Ao ouvir áudios 8D, é possível sentir o eco, a distância e a direção dos sons, como se o usuário estivesse em uma apresentação ao vivo.
Os alunos ficaram encantados com a experiência e concluíram que, se estiverem tristes, basta ouvirem uma música em tecnologia 8D bem animada, com fone de ouvido, em volume alto, de olhos fechados, que a tristeza vai embora rapidinho.
Seguem dois vídeos: um sobre a criação dos instrumentos e o outro com depoimentos de alguns alunos sobre a experiência de ouvir Música 8D: