O SOE (Serviço de Orientação Educacional) é um departamento da nossa escola com o compromisso de orientar os alunos e familiares nas dificuldades de aprendizagem que possam surgir e também nas questões socioemocionais e de relacionamento dentro da escola e fora dela.
O lema do SOE é “União com o outro e valorização da vida!”. Para tanto, organiza frequentemente palestras, encontros, debates e dinâmicas com as turmas.
Desta vez, a Cíntia Negrini, uma das nossas orientadoras educacionais, com o intuito de promover momentos de reflexão sobre “violência nas escolas”, um assunto relevante da nossa realidade, convidou a policial Sheila para uma conversa com os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais.
A NOSSA CONVIDADA
A policial militar Sheila Reni Meireles da Silva ministra cursos de natureza preventiva e estratégica, que mostra aos jovens os efeitos nocivos das drogas e enaltece o respeito, a colaboração, a amizade e a união, como virtudes motivadoras para se manter longe desse mal.
Ela já é nossa conhecida, pois atuou vários anos na nossa escola com as turmas do 5º e do 6º ano. Portanto, tem muita didática e preparo para interagir com os alunos nesses temas sensíveis.
Neste ano, devido às escolas públicas e particulares solicitarem muito os serviços da Sheila, não nos foi possível tê-la conosco como professora. Mas ela conseguiu arranjar um tempinho e aceitou o nosso convite.
CONTEÚDO DA CONVERSA
“Não a qualquer tipo de violência!” foi o conteúdo da conversa com os alunos do 6º ao 9º ano. De maneira informal, a Sheila abordou as questões do momento que estão inquietando a sociedade: bullying, drogas e armas.
Ela explanou sobre a importância do convívio respeitoso entre os indivíduos. Explicou que o bullying, ação resultante de discriminação, é considerado crime. E salientou que atitudes de racismo, homofobia e xenofobia são previstas no Código Penal, resultando em reclusão e multa.
Aconselhou os alunos a ficarem bem longe das drogas, que tanto prejudicam a saúde física e mental, e contribuem para o aumento da criminalidade.
A policial também mencionou o problema das armas, postulando uma política de “desarmamento” da população civil. Argumentou que estudos do mundo inteiro revelam que a sociedade armada se torna muito mais violenta.
AS REDES SOCIAIS E A VIOLÊNCIA
É claro que os alunos se interessaram pelo tema das redes sociais. Fizeram perguntas e deram opinião. E, da conversa, ficou a ideia de que cada um é responsável por ser participante do mundo da internet, tanto pelo conteúdo que acessa, quanto pelo conteúdo que divulga e repassa.
A Sheila alertou, ainda, que a violência digital é crime e acarreta punição.
MENSAGEM DE OTIMISMO
O bate-papo terminou com a policial dando um alento aos alunos. Ela informou que inúmeras contas digitais com conteúdo de ódio já foram banidas e a fiscalização passou a ser mais intensa, assim como novas medidas de segurança policial nos planos federal, estadual e municipal estão sendo implantadas.
E finalizou pedindo a cada aluno que tenha conduta correta e amistosa para colaborar com um mundo mais seguro e feliz.
PROPOSTA INOVADORA DO SOE
Como contribuição para uma realidade mais harmoniosa e o equilíbrio emocional e social dos nossos queridos jovens, o SOE implantou um link específico de comunicação virtual entre os alunos e as orientadoras educacionais.
Isso porque, às vezes, o aluno precisa desabafar por estar em sofrimento, precisa de um conselho, mas não tem coragem de se dirigir à sala de uma das orientadoras. Então, agora, de forma digital, essa conversa poderá se estabelecer.
Link do novo contato, exclusivo para os alunos é: CLIQUE AQUI E FALE COM O SOE