Inicio esse texto salientando que essa questão “O que é Arte?” sempre permeia as atividades artísticas propostas em nossas aulas, principalmente por parte dos alunos.
Como arte-educador oriento e trago observações práticas do nosso dia a dia para responder. E a resposta pode ser encontrada observando a cronologia, a linha do tempo da história da Arte, em que desde a pré-história encontramos vários indícios sobre movimentação artística, mesmo que sem a pretensão de quem a produzia. E o mesmo acontece se atentarmos para a evolução da Arte das grandes civilizações.
A Arte não para, ela é viva e dinâmica. Caminha lado a lado com a história da humanidade, e é essa história protagonizada por nós que indica elementos para a concretização e evolução da própria Arte.
Trago aqui a lembrança de uma frase do grande filósofo Nietzsche, “Arte existe para que o homem não se destrua”. Refletindo sobre esse pensamento, peço sempre ao meus alunos para imaginarem uma sociedade sem “Arte”. O que seria de nossas predileções, nosso senso crítico em apontar se gostamos ou não disso ou daquilo, e o fato de nos entusiasmar quando ouvimos um certo ritmo e não outro, se vamos ao cinema ver um filme de ação e não de ficção, ou ainda o motivo de gostarmos mais de uma cor?
Todas essas questões revelam a verdadeira função da Arte em nossas vidas.
O importante filósofo alemão Immanuel Kant afirma em seus estudos sobre questões da humanidade: “A Arte não é a vida, porém é o que mais se assemelha e se aproxima da vida”.
O notório artista Pablo Picasso, referência até os dias atuais, diz que “A Arte é a mentira que ajuda o ser humano a compreender a verdadeira realidade da vida”.
Assim, independentemente de nossas escolhas profissionais e das escolhas futuras dos nossos alunos, com certeza, a Arte, de alguma forma, estimulou, incentivou e ajudou a formar a nossa sensibilidade, o nosso “Ser Arte”.
Por fim, respondo à questão levantada no início: “O que é Arte” ?
A Arte é a expressão do homem, no tempo em que ele vive.
Transmito esse conceito a cada aula, a cada atividade e a cada proposta artística aos meus alunos, acreditando no desenvolvimento do “Ser Arte” de cada um deles.