A professora Janaína, nas aulas de Ciências, desenvolveu com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental o tema “Cuidados com o solo”.
Os alunos aprenderam que um solo fértil é composto por minerais, matéria orgânica, água e ar. Podem conter, ainda, pequenos animais e microorganismos. Suas características são adequadas para a plantação e, assim, garantir alimentos aos seres vivos.
Com o estudo, os alunos puderam compreender que o solo em suas condições naturais possibilita a infiltração de água da chuva, evitando a ocorrência de enchentes e erosão. E que o solo também ajuda a regular a temperatura e as emissões dos gases de efeito estufa.
Desafio ecológico
A professora Janaína enfatizou que o grande desafio do nosso tempo é preservar o meio ambiente. Ela explicou que o desmatamento e as queimadas deixam o solo exposto e desgastado, propício a sofrer erosão e perder sua capacidade de absorver a água da chuva. De igual modo, o excesso de lixo e os agrotóxicos tornam o solo contaminado e inadequado para uma agricultura saudável.
Assim, a mensagem do conteúdo programático estudado foi que o solo, por ser um importante recurso natural para a vida, precisa de cuidados e proteção.
Bonequinho Ecológico
Para os alunos assimilarem de modo prático a importância do solo fértil, a professora organizou uma experiência de plantio de sementes de alpiste em cascas de ovo. Foi uma atividade de plantio com terra boa, rica em nutrientes para suprir as necessidades da planta.
Depois de plantarem as sementes, regaram e também decoraram o ovo com carinhas engraçadas.
Então, diariamente, fizeram a rega dos ovos até que surgiram as plantinhas como se fossem os cabelos do boneco.
Resultados do experimento
Participando do experimento, os alunos, além de constatarem a necessidade do solo, da água e do ar para o desenvolvimento de uma planta, tiveram a oportunidade de cuidar de um ser vivo, de acompanhar sua evolução e conectar-se com o “mundo verde”. “Eles demonstraram muito carinho pela plantinha. Entenderam que a sobrevivência do alpiste dependia da própria responsabilidade deles de regar e de observar o que aquela plantinha estava precisando.”, comentou a professora Janaína, encantada com o interesse e desempenho dos alunos.