Em um projeto interdisciplinar, envolvendo Ciências, Geografia e Inglês, os alunos das turmas do 7º ano estudaram o VULCANISMO, um fenômeno natural geológico provocado pela lava que se encontra acumulada e é expelida do interior da Terra em direção à superfície.
Nas aulas de ciências
A professora Andrea, de Ciências, continuando o conteúdo sobre Tipos de Relevo, abordou a existência dos vulcões e esclareceu como eles se formam a partir da movimentação das placas tectônicas. Também orientou os alunos a construírem dois vulcões: um pequeno para observarem uma erupção efusiva e as consequências para o entorno dessa maquete, e um grande para uma erupção explosiva.
Na simulação, a erupção efusiva foi obtida com uma solução aquosa de bicarbonato de sódio, corante alimentício vermelho e vinagre, colocada em um copinho plástico (escondido no interior da maquete).
Para a erupção explosiva, numa garrafa PET de dentro do outro vulcão, os alunos colocaram carbeto de cálcio (carbureto) e água. Essa mistura liberou um gás (acetileno) que, concentrado dentro do edifício vulcânico, provocou uma explosão.
Assim, num trabalho em equipe, num experimento criativo e científico, eles puderam conhecer um pouco mais sobre reações químicas.
Nas aulas de geografia
Com a professora Ana, de Geografia, os alunos pesquisaram sobre os países onde há vulcões e as formas de erupção que eles apresentam (efusiva, explosiva ou mista).
Além disso, o estudo focou nas erupções vulcânicas mais recentes, as de 2021, numa abordagem dos lugares em que ocorreram, os tipos de erupção e as consequências socioeconômicas e ambientais dessas manifestações para as regiões.
Nas aulas de inglês
Com a teacher Cristiane, nas aulas de Inglês, os alunos assistiram a um vídeo do Youtube referente ao curta “Lava”, da Disney (veja ele aqui!), que trata sobre vulcões. Eles praticaram ouvindo o áudio em inglês e a leitura da letra da música também em inglês.
Em seguida, jogaram o Kahoot!, respondendo a um quiz sobre a história da música ouvida.
Exposição e aprendizados
O projeto finalizou com uma exposição dos edifícios vulcânicos, fotos dos experimentos e banners, que eles mesmos elaboraram, com as principais informações e curiosidades adquiridas durante as atividades.
A professora Andrea, satisfeita com a motivação e empenho dos alunos, salientou:
“Este projeto, mais do que ensinamentos de Ciências, Geografia e Inglês, proporcionou o desenvolvimento de várias habilidades importantes destacadas pela BNCC, como: autonomia; protagonismo; procedimento científico; reflexão crítica; criatividade; atuação colaborativa em equipe, entre outras.”.