Um pouco de história
Os Jogos Olímpicos surgiram na Antiguidade, em 776 a.C. Eram um festival religioso e atlético da Grécia Antiga, que se realizava de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia, em honra de Zeus. As competições tinham uma importância tão grande para os gregos que eles eram capazes de interromper as guerras entre as cidades para começarem os jogos, num ritual conhecido por “trégua sagrada”.
Na Era Moderna, desejou-se reviver o espírito das primeiras competições, então, começaram a organizar os Jogos Olímpicos, que passaram a ser um evento globalizado e de grande importância em todo o mundo. Um exemplo disso é a sua própria bandeira, que representa a união dos cinco continentes.
Atenas, na Grécia, foi a cidade que sediou a primeira Olimpíada da Era Moderna, em abril de 1896, com delegações de 14 países. Ao todo, 241 atletas competiram em nove modalidades.
O número de países participantes e o número de modalidades foram aumentando com o passar dos anos.
Os jogos continuam ocorrendo a cada 4 anos, exceto em situações extraordinárias, como no ano passado, em que foram adiados devido à Pandemia da Covid-19, e a maioria dos países não possuírem vacina.
A última Olimpíada ocorreu aqui no Brasil, no Rio de Janeiro, em 2016.
Em 2021
Após um ano de adiamento, ocorrerá, agora, de 23 de julho a 8 de agosto, em Tóquio (Japão), a XXXII Olimpíada. Embora a Cerimônia de Abertura esteja agendada para 23 de julho, alguns eventos iniciarão uns dias antes, incluindo softbol e futebol.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio reunirão aproximadamente 12.750 atletas, de 206 países, na disputa de 46 modalidades, dentre esportes coletivos e individuais. O Brasil participará de quase todas.
Novidades:
- As Olimpíadas de Tóquio não contarão com o público presente em estádios, ginásios e arenas, devido às exigências sanitárias relacionadas à Pandemia mundial.
- Outra novidade é a inclusão de cinco novas modalidades: Beisebol/Softbol, Karatê, Escalada, Skate e Surfe.
Modalidades olímpicas no Piaget
*Todas as fotos foram tiradas em momentos antes da pandemia.
Ciente de que as práticas esportivas são essenciais para o bem-estar do corpo e da mente, o DEPARTAMENTO DE ESPORTE E CULTURA da nossa escola oferece aos alunos uma série de práticas esportivas e cursos culturais.
Algumas delas constam na lista das inúmeras modalidades da Olimpíada de Tóquio 2021:
VÔLEI
O voleibol foi jogado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em 1924, como parte de um evento especial em que foram apresentados esportes americanos.
O Brasil é o segundo país com mais medalhas na história da disputa. Já conquistou 10 medalhas olímpicas no vôlei de quadra: 5 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze.
GINÁSTICA ARTÍSTICA
Os gregos da Antiguidade acreditavam que a Ginástica Artística era a junção perfeita entre mente e corpo e a praticavam para a manutenção da boa forma física. Ela também era ensinada como uma preparação para outros esportes, além de treinamento militar.
A Ginástica Artística está presente nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição da Era Moderna, em Atenas, 1896.
O Brasil ganhou 14 medalhas, 4 delas de ouro, sendo 2 com Diego Hypólito (solo), 1 com Daiane dos Santos (solo) e mais 1 com Arthur Zanetti (argolas).
GINÁSTICA RÍTMICA
A Ginástica Rítmica desportiva é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral. Sua primeira competição foi na Olimpíada de 1961.
A seleção de Ginástica Rítmica brasileira na Olimpíadas lidera o ranking de medalhas obtidas, com um total de 13, sendo oito de ouro, três de prata e duas de bronze, seguida das seleções da Bielorrússia e da Ucrânia.
BASQUETE
O basquete masculino nos Jogos Olímpicos é totalmente dominado pelos Estados Unidos. Desde a sua primeira edição, em 1936, até hoje, os americanos, no basquete masculino, não saíram com o ouro em apenas quatro edições (sendo que em uma dessas, em 1980, não participaram). Os brasileiros conseguiram 3 medalhas de bronze.
As mulheres só estrearam no basquete nos Jogos Olímpicos de 1976. E as brasileiras ganharam 2 medalhas: 1 de prata (1996) e 1 de bronze (2000).
JUDÔ
Criada por Jigoro Kano, em 1882, o judô é uma arte marcial, praticada como esporte, que tem por objetivo desenvolver técnicas de defesa pessoal e fortalecer o corpo e a mente de forma integrada.
Passou a valer medalha nos Jogos Olímpicos a partir de 1972.
O judô é o esporte individual que mais deu medalhas olímpicas para o Brasil. São 22, sendo 4 ouros, três pratas e 15 bronzes
NATAÇÃO
A natação existe há milênios, sendo praticada pelos gregos da Antiguidade e pelos romanos, entre outros povos.
Tornou-se um dos esportes mais tradicionais dos Jogos Olímpicos, disputado em todas as suas edições.
O Brasil conquistou um total de 14 medalhas olímpicas na natação, sendo 1 de ouro, 4 de prata e 9 de bronze.
TÊNIS DE MESA
O tênis de mesa foi incluído nos Jogos Olímpicos na edição de Seul 1988, com eventos de simples e duplas, masculino e feminino.
Os atletas da China dominam o esporte, conquistando 53 medalhas em 32 eventos realizados até os Jogos Olímpicos de 2016.
O brasileiro Hugo Calderano, fenômeno do tênis de mesa mundial, é considerado um dos favoritos para trazer medalha neste ano de 2021.