É inegável que os esportes oferecem benefícios físicos e mentais. Mas, além disso, a prática esportiva, por exigir dedicação, persistência, disciplina, cumprimento de regras, respeito ao adversário e aceitação da vitória ou derrota, desenvolve valores que acabam beneficiando toda a sociedade.
Juntamente com as habilidades técnicas, o atleta adquire aprendizados de CIDADANIA. Isso porque, em uma partida, de qualquer modalidade, prevalece entre os competidores a IGUALDADE DE CONDIÇÕES, que já está incluída nas normas e convenções do próprio jogo. Do mesmo modo, anulam-se as diferenças de gênero, raça, religião ou classe social.
E mais ainda: desde 1960, quando surgiram as Paralimpíadas, 22 modalidades esportivas acolhem atletas do mundo inteiro com diferentes graus de deficiência, promovendo a INCLUSÃO SOCIAL pelo esporte.
Podemos dizer, portanto, que os esportes são úteis para quem os pratica e útil para a sociedade como um todo.
Os Esportes no Colégio Piaget
Desde a sua fundação, a nossa escola sempre valorizou as atividades de educação física e esportes por acreditar que elas contribuem para a saúde do corpo, para o aumento da capacidade cognitiva e para a aquisição de atitudes de boa convivência, como: autovalorização, valorização da equipe, cooperação, união, solidariedade.
Como proposta sempre salientada pelo coordenador Everton, do nosso Departamento de Esportes e Cultura, as práticas esportivas da nossa escola visam ao desenvolvimento pleno dos alunos, que acontece durante todo o processo. Os troféus e as medalhas são sempre bem-vindos, apesar de que as derrotas sejam encaradas como possibilidades reais. Ou seja, para nós, o resultado final sempre é positivo, uma vez que o objetivo se centraliza na evolução dos alunos nos aspectos cognitivos, motores, afetivos e sociais..
Como a vitória é considerada uma consequência do trabalho desenvolvido durante as aulas, felizmente ela ocorre, como já ocorreu muitas e muitas vezes na história do Piaget.
Então, no Evento Cultural, do dia 11 de novembro, que teve como tema “45 anos do Colégio Piaget”, os professores de Educação Física, Rogério e Rejiane, organizaram um estande para apresentar aos visitantes algumas medalhas e alguns os troféus conquistados por nossos alunos em diversas modalidades, no decorrer desses anos todos.
Também num painel especial, mencionaram os alunos que tiveram sucesso nas suas carreiras de atleta em competições nacionais e internacionais.
A apresentação de Esportes no Evento Cultural teve, pois, a intenção de parabenizar os nossos “alunos-atletas”, tanto os que evoluíram e seguiram carreira esportiva, quanto os que ainda trazem medalhas à nossa escola em competições estudantis.
Em vista disso, os alunos medalhistas de competições escolares deste ano — alguns dos nossos atletas de 2023 — foram convidados para se apresentarem no estande. Na verdade, individualmente ou em duplas, eles participaram de um Pod Cast, contando sobre como foram os treinos, a dedicação à modalidade e o emocional deles na preparação e durante as competições.
Exibindo suas medalhas e troféus, os alunos deram testemunhos de superação, de enfrentamento das dificuldades que apareceram, das estratégias que usaram para melhorar e crescer como bons atletas.
Como explicou a professora Rejiane, a criação do estande, além de recordar o passado esportivo do Colégio Piaget, teve o propósito de prestar uma homenagem aos alunos atuais dos Esportes e também aos professores, que comandam os treinos com tanto carinho e dedicação.
Seguem os nomes dos nossos “medalhistas” de 2023:
Os Esportes como inclusão social
O respeito ao outro e a aceitação das diferenças sem discriminação são posturas comportamentais incentivadas nas aulas de Socioemocional, ministradas a todos os nossos alunos, desde a Educação Infantil.
A não-discriminação gera a inclusão, que é a nossa capacidade de reconhecer o outro como igual e de entender que conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós é um verdadeiro privilégio.
Por isso, ensinamos aos nossos alunos que inclusão social é uma questão fundamental na construção de uma sociedade diversa e igualitária. Ela garante que todos, independentemente de suas características, tenham respeitados os seus direitos à educação, saúde, trabalho, lazer, entre outros.
E, dentre as atividades de inclusão, destacam-se as esportivas. A inclusão pelo esporte significa garantir o acesso e a participação de todos os membros da sociedade nas atividades esportivas, sem levar em conta sua origem social, gênero, crença, idade ou deficiência.
A característica de inclusão dos Esportes é tão grande que foram criados os Esportes Adaptados, para atender às demandas de pessoas com algum tipo de deficiência.
Por terem consciência de que os esportes adaptados possibilitam aos praticantes o aumento da autoestima, a integração social, a independência e autonomia, e o senso de pertencimento, os alunos do 6º ano do Fundamental Anos Finais escolheram o tema “Inclusão por meio do esporte” para desenvolverem no Evento Cultural.
Orientados pelos professores Alessandro e Rejiane, eles se prepararam para contar a história das Paraolimpíadas, abordar a importância do esportes adaptados e demonstrar aos visitantes como se realizam alguns deles, como: voleibol, basquete, atletismo, futebol, ciclismo, e natação e tênis de mesa.
Para abrilhantar a apresentação, os alunos convidaram algumas pessoas que têm atuação de destaque em suas atividades, dando exemplos de que é possível qualquer pessoa enfrentar desafios, superar suas limitações, atingir metas e obter sucesso tanto nos Esportes quanto em qualquer área de atuação.
Assim sendo, participaram do nosso Evento Cultural a Mariane, cadeirante e administradora de uma loja de próteses, a Juliana, deficiente visual e brilhante pianista e acordeonista, e o Anderson Santos, atleta paralímpico de tênis de mesa. Muito simpáticos, eles ajudaram os alunos nas explicações.
Ao som da musicista Juliana, os visitantes puderam fazer algumas vivências com limitações físicas. Também se conscientizaram do trabalho de algumas ONGs que arrecadam latinhas, lacres e tampinhas para ajudar pessoas com deficiência e sem recursos financeiros a obter aparelhos e próteses.
Já o atleta Anderson Santos jogou várias partidas de tênis de mesa adaptado com voluntários, demonstrando o seu talento.
Muito aprendizado e alegria no “estande da inclusão”.