O brincar e o jogar sempre ocorreram na história do ser humano.
Nas mais diversas comunidades, os jogos, dependendo de suas características, foram criados para o lazer, a socialização, a aquisição de habilidades motoras, a fantasia na simulação de papéis ou personagens, etc. Participar de um jogo é entrar num mundo lúdico, que pode oferecer desenvolvimentos físicos, sociais, emocionais e intelectuais.
Devido a isso, a ludicidade tornou-se um recurso pedagógico aplicado a qualquer disciplina escolar. Nas aulas, os jogos motivam os alunos e tornam os conteúdos mais acessíveis e significativos.
Os pedagogos são unânimes em evidenciar a importância do lúdico na infância. Quando brinca, a criança se satisfaz, realiza seus desejos, explora o mundo ao seu redor e faz inúmeras descobertas.
Os Jogos Eletrônicos
Hoje, predominam os jogos eletrônicos, que atraem sobremaneira as crianças e jovens. Eles oferecem muitos benefícios, inclusive educacionais. Os professores, aproveitando o gosto dos alunos por gamificação, utilizam aplicativos de jogos disponíveis na internet sobre os assuntos estudados.
Também sabemos que, além da motivação para os estudos, os jogos eletrônicos ajudam a ampliar a memória, a velocidade de raciocínio e a concentração.
Resgate dos Jogos de Tabuleiro
De igual modo, os jogos de tabuleiro ajudam no desenvolvimento geral dos indivíduos. Eles perderam muito da sua popularidade devido aos jogos eletrônicos, mas, nos últimos anos, voltaram a conquistar muitos adeptos. Um dos motivos é seu alto índice de interação entre os jogadores. Ou seja, os jogos de tabuleiro têm o grande valor de proporcionar o contato presencial com quem se joga.
Podem ser os clássicos ou os contemporâneos, o importante é que os jogos de tabuleiro sempre exercitam a capacidade de parar, concentrar-se, elaborar pensamentos, respeitar o tempo do outro e as regras pré-estabelecidas.
Os Jogos de Tabuleiro na nossa escola
Principalmente no Período Integral, as professoras programam horários específicos para os alunos de todos os ciclos se divertirem com jogos de tabuleiro e, ao mesmo tempo, se socializarem e exercitarem suas habilidades de raciocínio lógico e organização estratégica. Os alunos da Educação Infantil adoram o “Jogo da Velha”, montado de forma colorida e bem atrativa. Os do Fundamental Anos Iniciais trazem de casa seus jogos modernos para brincarem na hora do lanche, inclusive com a participação das professoras. Já os do Fundamental Anos Finais estão sempre se aperfeiçoando nos clássicos Damas e Xadrez.