Outubro é um mês dedicado a alertar as mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Por isso, todos os anos, o SOE (Serviço de Orientação Educacional) da nossa escola desenvolve atividades com seus alunos sobre a saúde da mulher, enfatizando a importância de exames clínicos como medida de prevenção de doenças.
As orientadoras educacionais Ana Paula e Varluce, que atuam com as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais, acreditam que as crianças podem sim participar da Campanha “Outubro Rosa” não apenas para que se conscientizem desde cedo da necessidade dos cuidados frequentes com a saúde, mas também porque têm o poder de se comunicar com a mamãe, a titia, a vovó, e influenciá-las a fazer os exames preventivos de mamografia e de ultrassom das mamas.
Durante o mês de outubro, as professoras das turmas promoveram bate-papos sobre o assunto, sempre salientando que os exames médicos anuais devem ser um hábito de saúde, por garantirem a descoberta de doenças logo no início e facilitarem o tratamento.
No final do mês, como finalização da campanha, as duas orientadoras educacionais passaram nas salas de aula para reforçar os ensinamentos e também para explicar que, além das práticas de visitar o médico e fazer exames periódicos, uma boa saúde exige uma alimentação saudável e exercícios físicos.
Então, elas entregaram aos alunos uma lembrancinha: uma xuxinha cor-de-rosa de cabelo, com um cartão com a mensagem: “Ame-se! Cuide-se! Previna-se!”. O combinado foi que eles deveriam oferecer o presentinho a uma mulher importante na vida deles e transmitir a ela tudo o que tinham aprendido nos encontros sobre o “Outubro Rosa”.