No dia 18 de janeiro, a equipe Piaget — direção, coordenação e professores — voltou às atividades de preparativos para 2021.
Respeitando as normas sanitárias (todos com máscara, uso de álcool gel e distanciamento), a escola programou um reencontro presencial dividido em 3 circuitos, de uma hora cada um, exatamente para não haver aglomeração.
Na chegada, os professores receberam uma de três cores e, assim, se dividiram, dirigindo-se a espaços diferentes e, em revezamento, participaram de todos os circuitos.
1- PALESTRA COM A DIRETORA PEDAGÓGICA
Lilian Cavalaro Siqueira, a diretora do Colégio Piaget, fez uma recepção calorosa para seus colaboradores, após as férias. Agradeceu e elogiou a atuação de todos que, com muito empenho e dedicação, realizaram, em 2020, aulas a distância brilhantes, com criatividade, novos métodos didáticos, sempre motivando os alunos a seguirem os conteúdos planejados. Parabenizou o aumento do conhecimento tecnológico que os professores adquiriram para poderem elaborar suas aulas e vídeos.
Também mencionou que precisamos avançar ainda mais, que necessitamos nos aperfeiçoar e continuar desenvolvendo nossas habilidades para oferecermos um ensino de qualidade e, assim, crescermos e aprendermos juntamente com os alunos e as famílias.
Com palavras de incentivo e votos de uma ano feliz e produtivo, reforçou à equipe o compromisso humanista da nossa escola: desenvolver nos alunos as competências social, emocional e intelectual.
Confirmou que a partir do dia 25 de janeiro as aulas retornarão. E terminou sua palestra com uma mensagem que caracteriza os verdadeiros educadores: “Estaremos novamente conectados com os alunos pelo laço do amor, que é o que move a nossa missão de ensinar.”
2- EXPRESSÃO CORPORAL, DESCONTRAÇÃO E ENTROSAMENTO ENTRE OS PROFESSORES
No “Espaço Cultural” da nossa escola, o Departamento de Esporte e Cultura, coordenado pelo professor Éverton, recepcionou os professores com atividades especiais.
Comentou-se, no início, sobre a associação da nossa escola, nas práticas corporais e esportivas, à PRÓ-KIDS, que proporciona aos alunos muitas opções de atividades. Inclusive as linguagens artísticas, como Dança, Teatro e Música, fazem parte das modalidades oferecidas.
Mas a conversa foi rápida. O coordenador Éverton surpreendeu os professores. De uma forma bem interativa, já no primeiro dia de retorno das férias, não deixou ninguém ficar parado. Com o auxílio de sua equipe, desenvolveu exercícios e dinâmicas de grupo.
Sempre com música e muito movimento, o objetivo foi deixar aflorar as características individuais dos professores. Essa prática de GAMIFICAÇÃO permite observar os diferentes tipos de perfis de comportamento.
O coordenador explicou as características de cada perfil e a importância do autoconhecimento.
Durante o encontro, os professores acessaram um teste por meio de um QR Code para descobrirem seu próprio perfil.
“Precisamos nos conhecer para, a partir daí, conseguirmos conhecer o outro e, então, encontrarmos a forma mais apropriada de agir com pessoas de perfis diferentes”, complementou o coordenador Everton.
E a dinâmica prosseguiu apresentando a técnica de três passos: sentir, refletir sobre a emoção do momento e agir tomando a decisão certa. Foi, na verdade, um exercício de autocontrole para um relacionamento harmonioso, ou seja, todos puderam vivenciar que agir sem pensar pode levar ao erro; já com a habilidade do controle emocional a chance da decisão ou reação adequada é muito maior.
3- SOE – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM 2021
O SOE (Serviço de Orientação Educacional) presta assistência aos alunos e pais nos aspectos comportamental, emocional e educacional, com encontros individualizados e também programando frequentes palestras com médicos e especialistas em educação. O objetivo dos temas tratados sempre foi dar um suporte para reflexão, discussão e desenvolvimento de ações adequadas que pudessem melhorar a aprendizagem dos alunos.
Neste ano, o SOE terá uma atuação ainda mais eficiente. E os professores, nesse encontro com as orientadoras educacionais Varluce e Cíntia, foram informados das novas estratégias da dupla. Ou seja, em 2021, haverá uma uniformidade, da Educação Infantil ao Ensino Médio, para o apoio aos casos de alunos com dificuldades de aprendizado,
Os professores irão também participar, observando em suas turmas a ocorrência de alguma dificuldade ou alguma síndrome que exija atenção especial.
Relatando ao SOE (como já faziam em anos anteriores), os casos serão indicados a especialistas. A diferença é que, constatada alguma necessidade especial, agora, de forma organizada e com bom acompanhamento, promoveremos material didático adequado, assim como provas adaptadas.
PROJETO PARA APERFEIÇOAMENTO DOS PROFESSORES
E mais ainda: o SOE quer enriquecer os conhecimentos dos professores. Todos irão aprender mais sobre as principais síndromes ou dificuldades emocionais e neurológicas que prejudicam o aprendizado de alguns alunos para poder identificá-las com melhor competência.
Portanto, o circuito do SOE foi um curso, ou melhor, foi uma proposta de estudo aos professores.
De uma lista de 20 problemas que afetam a aprendizagem, os pequenos grupos de quatro ou cinco professores escolheram um para pesquisarem em sites científicos indicados pelas orientadoras.
Nos outros dias desta primeira semana de retorno, as pesquisas irão continuar e os grupos elaborarão um infográfico para apresentar aos demais colegas, também em dias diferentes e em forma de rodízio.
A intenção do SOE é de que, mais tarde, os 20 infográficos se transformem em um e-book. Assim, todos poderão consultar, se informar, inclusive os pais, porque será postado nas redes da nossa escola.