Desde a sua fundação, o Colégio Piaget considera as virtudes ou valores humanos como uma das suas principais propostas educacionais. Por isso, colocou em seu currículo as aulas de Socioemocional, que promovem bate-papos e dinâmicas, incentivando os alunos a se expressarem, a relatarem os seus sentimentos e problemas, para que juntos, num espírito de solidariedade e pertencimento ao grupo, eles possam se ajudar.
Para os alunos do Fundamental Anos Finais (do 6º ao 9º ano), as aulas semanais de Socioemocional recebem o nome de Aulas de Projeto de Vida e abordam questões relevantes para os pré-adolescentes e adolescentes, como: equilíbrio emocional, prevenção da ansiedade e estresse, autocuidado, capacidade de enfrentar situações desafiadoras, autoaceitação, liderança, autonomia, protagonismo, e muito mais.
Agora, a novidade é que a nossa escola fez parceria com a EDUCA, um projeto que desenvolve material impresso e digital com “programas socioemocionais”. Sua meta, assim como a nossa, é promover uma cultura positiva e humanizada, em que os alunos se sintam motivados a identificar suas emoções e se munir de ferramentas para lidar, de forma saudável, com situações complexas, relacionamentos e demais dificuldades.
Discussão nas aulas sobre “Felicidade”
No momento, nas nossas Aulas de Projeto de Vida, os professores, seguindo o material da EDUCA, estão abordando o tema FELICIDADE, que é um dos pilares mais importantes do programa. Eles mencionaram que o assunto despertou muito interesse e motivou os alunos. Nas reflexões, as turmas foram unânimes em considerar que a felicidade se conecta a coisas simples da vida e a relacionamentos com a família e amigos.
Com certeza, conversar sobre felicidade e bem-estar, evidenciando que são sensações acessíveis a todos que souberem valorizar o que há de bom no cotidiano, fortalece a saúde mental dos estudantes.
Sugestão para um diálogo sobre “Felicidade” na família
Além das aulas, em casa, as conversas sobre FELICIDADE ajudam no equilíbrio emocional dos nossos jovens. A ideia é reforçar para eles o aprendizado valoroso de que felicidade está no nosso dia a dia e só dependendo do olhar que dirigimos para os bons acontecimentos.
Uma sugestão é a troca da tradicional pergunta “Como foi a escola hoje?” por “O que fez você se sentir feliz hoje?”. Também podemos pedir que eles nos contem um momento de felicidade que ocorreu no dia.
A participação dos pais é essencial para incentivar os filhos a falarem. O diálogo pode começar com o pai ou a mãe contando um acontecimento corriqueiro e que trouxe felicidade, como, por exemplo: uma mensagem de bom dia recebida pelo WhatsApp, uma conversa com um amigo no trabalho, etc.
Vamos, então, ajudar os nossos adolescentes a enxergar a felicidade no dia a dia?