O significado da Páscoa é renascer, renovar, viver. Esta é a razão de a data associar-se ao coelho (símbolo de fertilidade e exaltação à vida) e ao ovo (símbolo do que “pode nascer”, do que “pode vir a ser”, da “esperança de vida futura”).
Em muitos países a Páscoa é celebrada. Apesar das diferenças culturais e das variadas formas de comemoração, em todos os lugares do mundo ela incentiva um comportamento de UNIÃO e de SOLIDARIEDADE.
Distribuindo ovos cozidos e decorados ou ovos de chocolate aos amigos e entes queridos, ou ainda realizando celebrações religiosas, todas as pessoas, sem exceção, na Páscoa, renovam seu amor às pessoas e reveem seus valores e virtudes.
Portanto, com religiosidade ou não, trata-se de uma época que inspira bons sentimentos. Não há quem não pense em ser melhor ou quem não deseje um mundo melhor na Páscoa.
O Piaget comemorou essa importante data, no dia 5 de abril, com as crianças da Educação Infantil. As lives do dia foram todas dedicadas a atividades relacionadas à Páscoa.
CONVERSA COM AS TURMINHAS – As professoras comentaram sobre o sentido da Páscoa e seus principais símbolos. Ouviram das crianças o que elas já sabiam e, em seguida, ampliaram os seus conhecimentos com contação de histórias e exemplos.
ÊNFASE NAS VIRTUDES – No bate-papo com as crianças, o destaque foi para a principal mensagem da Páscoa: o AMOR. E, todos juntos, foram compreendendo que desse valor maior vêm todas as outras virtudes, tão necessárias para um mundo feliz: respeito, tolerância às diferenças, colaboração com os colegas e familiares e solidariedade. Inclusive as professoras relembraram a Campanha de Alimentos que a escola está promovendo em auxílio aos que perderam seus empregos e estão passando necessidades por causa da pandemia.
“Ser solidário e ajudar quem precisa é prova de amor às pessoas”, foi a frase repetida por todas as professoras aos seus alunos.
ARTESANATO – Houve também momentos das lives em que os alunos realizaram produções de Arte. Criaram desenhos relativos à data, pinturas, colagens com materiais diversos e algumas turmas até decoraram cascas de ovos.
CULINÁRIA – Seguindo as orientações das professoras, fizeram brigadeiro de chocolate e leite, já que o chocolate é uma tradição na Páscoa no nosso país. Porém, para os alunos que não comem chocolate, havia outra opção: ovo cozido, cenoura ralada, salsa, pepino, folhas de rúcula ou outra verdura. O resultado foi um lindo coelhinho como “alimento saudável”.
Também foi enviada aos alunos uma receita de pirulito de chocolate com granulados coloridos para ser feita com a ajuda dos familiares, numa proposta de união familiar.