Estabelecer a empatia entre os personagens e os alunos é realmente o intuito do nosso material pedagógico, todo produzido pela equipe do “J. Piaget – Sistema de Ensino Multimídia”. Os conteúdos programáticos são sempre ligados às histórias dos personagens. Há os que são específicos da Educação Infantil (animaizinhos e também crianças pequenas). E há os personagens criados para o Fundamental I. Do 1º ao 5º ano, esses personagens fazem parte do cotidiano escolar, ajudam na contextualização dos assuntos estudados, vão acompanhando os alunos, crescem com eles, ganham outros amigos (surgem mais personagens) e chegam até a pré-adolescência.
Na semana passada, os alunos do 1º ano conheceram seus companheiros de aventura: a Anita, a Emília, o Ita, o Otávio, o Urbano, a Marina e o Massaru. Eles assistiram a vídeos com suas características e personalidades, e ficaram encantados com a nova turminha.
Imitando o personagem com o qual mais se identificaram
Na sexta-feira, dia 5 de fevereiro, conforme combinado, os alunos participaram das lives caracterizados como um dos personagens. Ou seja, as professoras pediram que eles escolhessem um personagem e se vestissem de forma parecida ou usassem algum acessório lembrando o gosto dele ou a sua aparência.
A personagem Emília adora laços nos cabelos (a maioria das meninas optaram por ela); o Otávio usa óculos, não larga o seu boné e joga videogame (os meninos gostaram muito dele). Mas houve sim outras escolhas.
E, assim, numa roda de conversa on-line, cada aluno falou sobre o seu personagem preferido.