Dinâmica para desenvolver atitudes de colaboração
O Projeto Pedagógico deste ano, “Educar a mente sem educar o coração não é educação.”, condiz plenamente com a nossa proposta de auxiliar os alunos a desenvolverem não apenas a “mente”, mas também o “coração”. Ou seja, em atividades socioemocionais, atuamos de modo a estimular nos alunos o surgimento de bons sentimentos e valores, com o objetivo de torná-los cidadãos comprometidos com o bem comum.
Boas emoções para boas ações
As professoras da Educação Infantil frequentemente conversam com os alunos sobre amor, solidariedade, amizade, união e cooperação, por serem emoções e sentimentos que têm o efeito mágico de transmitir felicidade a todos em nossa volta.
Desde o Maternal, elas organizam dinâmicas para levarem os alunos a compreender que sentimentos negativos, como o medo ou a raiva, por exemplo, precisam ser eliminados porque não trazem felicidade. As professoras sempre recomendam que, por meio de conversas com os pais, as professoras ou pessoas amigas, eles podem afastar o que lhes causa sofrimento.
A AJUDA ao outro, uma atitude derivada do amor, é bastante incentivada nas aulas, pois, mesmo as crianças novinhas, compreendem que são capazes de oferecer alguma colaboração, do mesmo jeito que podem também precisar de que lhes deem apoio.
Convivência colaborativa
No material didático para os alunos do Maternal I, consta a história dos “Três Porquinhos”, mas com enfoque na união dos irmãos, que colaboraram entre si para enfrentar a dificuldade provocada pelo Lobo Mau.
Eles se ajudaram e conseguiram fazer boas casinhas.
Então, os porquinhos convidaram os amiguinhos do Maternal I para ajudá-los a fazer a pintura de uma das casinhas.
Emoção de felicidade
Livremente, os alunos pintaram a casinha, que recebeu o nome de “Casinha da Felicidade”, já que todos estavam felizes em colaborar com os porquinhos.
A Adriana, uma das professoras do Maternal I, comentou:
“Os alunos estavam radiantes. Essa atividade, além de desenvolver habilidades motoras como estava previsto na programação pedagógica, promoveu um aprendizado mais importante: de que quem ajuda se sente muito feliz.”
E ainda os alunos participarão de outras atividades ligadas à história dos “Três Porquinhos” e à emoção da felicidade decorrente da colaboração.
Todos estão animados para a continuação desse projeto socioemocional, que incluirá outras turmas da Educação Infantil.