A Pirâmide Alimentar é uma representação gráfica que reúne informações importantes a respeito dos grupos de alimentos presentes em nossa alimentação.
Porém, mais do que um desenho ou ilustração, as professoras apresentaram aos alunos do Nível II uma Pirâmide Alimentar “real”, com alimentos que as próprias famílias enviaram para a atividade.
O objetivo foi estimular o bem-estar nutricional, informando os alunos sobre as porções recomendadas de cada tipo de alimento. Assim, eles aprenderam que massas e doces devem ser consumidos com moderação e que só vale exagerar nas quantidades de verduras, legumes e frutas.
Além de identificarem os alimentos necessários para a saúde do organismo, os alunos receberam orientações sobre uma alimentação balanceada, que forma o chamado “prato colorido”.
E o mais importante: na degustação em grupos, eles se sentiram motivados a experimentar alimentos que nunca haviam provado, como brócolis, por exemplo.
Essa atividade, de total relevância para a promoção de hábitos alimentares saudáveis e prevenção de várias doenças, como obesidade, diabetes infantil, entre outras, contou com a presença da nossa diretora Lilian, que incentivou os alunos a degustarem saladas.