Os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais têm em seu currículo o CURSO DE PROJETOS, que são aulas muito especiais de pesquisa e elaboração de trabalhos das diversas áreas do conhecimento e de múltiplas formas de expressão.
O professor Arthur e a professora Nathália objetivam colaborar para que os alunos, conforme as propostas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), desenvolvam: o raciocínio lógico; a autonomia; a autoconfiança, a capacidade de reflexão e resolução de problemas reais do cotidiano; a expressão clara e adequada pela fala e escrita; a aptidão de trabalhar em colaboração com o grupo; a competência digital; a criatividade; entre outras habilidades.
ENFRENTAMENTO DE DESAFIOS
Como os alunos do Fundamental II, para a sua evolução, precisam se deparar com desafios de maior complexidade, as tarefas do “Curso de Projetos” são sempre interativas, multidisciplinares e constituídas de várias etapas para os grupos chegarem a conclusões relevantes.
Os temas propostos se diversificam para proporcionar novas formas de pensar e agir. Assim, os alunos recebem estímulos para desenvolverem a inteligência nos aspectos cognitivo (adquirem conhecimentos) e emocional (aprendem a lidar com os sentimentos em situações desafiantes).
CONSTRUÇÃO DA PONTE DE PALITOS DE SORVETE
As turmas do 7º e 8º ano tiveram o desafio de, em grupos, construírem um protótipo de uma ponte com palitos de madeira, que deveria resistir a uma determinada carga, estipulada por eles mesmos.
Formou-se uma competição, sendo que, após a etapa da construção, ocorreram as testagens para avaliar se as pontes atendiam às especificações do projeto. Ou seja, a segunda etapa foi verificar se as estruturas das pontes suportavam realmente o peso previamente estabelecido.
Houve muito empenho na elaboração e também torcida e empolgação das equipes quando da análise das construções.
AQUISIÇÃO DE APRENDIZADOS MULTIDISCIPLINARES
A atividade exigiu dos alunos a aplicação de conceitos científicos de Matemática e Física (força, carga, reação, equilíbrio, tração e compressão).
Além desses aprendizados, eles puderam constatar a importância do trabalho em equipe para a execução e obtenção dos resultados, bem como da utilização da Cultura Maker (ideia de que as pessoas são capazes de criar, construir, reparar e alterar objetos com as próprias mãos).
E, como acontecerá, ainda, uma terceira etapa, com a elaboração de um relatório de todo o trabalho, as habilidades de escrita (Língua Portuguesa) e de digitação e formatação do texto, com fotos e gráficos (Tecnologia Digital), também serão cobradas.