Nas aulas de EMPREENDEDORISMO, as professoras das turmas do 1º ano desenvolveram com os alunos, no decorrer de todo este ano, um projeto intitulado “O COFRINHO”.
O objetivo foi, além de ensinar como funciona o sistema monetário e o reconhecimento das cédulas e moedas brasileiras, debater com os alunos sobre o uso do dinheiro de maneira adequada. Muito se conversou a respeito da necessidade de se habituar a gastos moderados, sem o consumo exagerado, muitas vezes desnecessário. Salientou-se a importância do “poupar” em vez de gastar com compras por impulso.
Também fez parte das rodas de conversa as questões do endividamento, muito comum como resultado do gasto excessivo, e da poluição ambiental, já que quem consome em demasia descarta produtos com facilidade e gera muito lixo.
LIVROS PARA AJUDAR NA REFLEXÃO
Para estimular o interesse e iniciar as conversas, houve a leitura compartilhada de trechos de dois livros da PLATAFORMA ÁRVORE DO LIVRO: “O Consumo”, de Cristina Von e “Dinheiro não cresce em Árvore”, de Noales S. Godfrey.
As duas obras transmitem a mensagem de que, quando se deseja realizar um sonho ou uma compra de custo mais elevado, deve-se planejar, poupar e reduzir consumos atuais sem importância. Enfatizam o valor do trabalho, do empenho, do esforço para a obtenção dos resultados almejados.
As leituras também deixam clara a diferença entre gastos necessários e gastos supérfluos.
CRIAÇÃO DE COFRINHOS
Para que os alunos aprendessem de maneira concreta a importância de “poupar”, houve uma aula de MAKER (técnica do “faça você mesmo”, com diversos materiais, principalmente os recicláveis) para a confecção de cofrinhos. Em latinhas, potes e até garrafa PET, eles fizeram decorações com pintura e colagens, tornando esses materiais os seus cofrinhos para guardarem as economias.
Cada aluno levou o cofrinho para casa com um combinado: guardar moedinhas ou mesmo cédulas que ganhassem dos pais. A intenção era poupar para “um dia divertido” na escola. Portanto, uma surpresa os aguardava.
E O “DIA DIVERTIDO” CHEGOU
Após alguns meses, os alunos trouxeram seus cofrinhos, abriram e contaram o que conseguiram poupar.
Assim, os alunos conquistaram um “DIA DIVERTIDO” com suas próprias economias. A escola alugou alguns dos chamados BRINQUEDÕES INFLÁVEIS: escorregador, piscina de bolinhas, cama elástica, bola ao cesto…. E eles puderam comprar fichas para brincar. Também puderam adquirir sorvete.
Os pagamentos foram apenas simbólicos, de modo que todos puderam participar e se divertir à vontade. O importante foi fazê-los perceber que estavam tendo aquela diversão como resultado do ato de economizar e juntar um dinheirinho.
Lição aprendida de modo bem divertido!
Confira as fotos:
OS COFRINHOS FORAM ABERTOS
QUE DELÍCIA DE PICOLÉS!
DIVERSÃO MÁXIMA NOS BRINQUEDÕES