A nossa escola acredita que as noções básicas de compra, gastos, consumo, poupança, entre outras ligadas a finanças, são essenciais para a formação de cidadãos conscientes e devem ser trabalhadas com os estudantes desde cedo.
Por isso, as professoras do 1º ano do Ensino Fundamental, no decorrer do ano letivo, desenvolvem aulas de Empreendedorismo, em que, baseando-se na leitura compartilhada de livros infantis da “Plataforma Árvore de Livros”, mencionam a importância de “poupar” em vez de gastar com compras desnecessárias, feitas por impulso.
Confecção de um cofrinho
Para os alunos entenderem, na prática, o quanto é válido economizar e fazer uma poupança, organizou-se uma uma atividade MAKER (técnica do “faça você mesmo”, com diversos materiais, principalmente os recicláveis) de confecção de um cofrinho.
Assim, utilizando uma garrafa PET e alguns enfeites, eles montaram cofrinhos-porquinhos para guardarem as economias e poderem realizar um sonho.
Qual o sonho para esta poupança?
A proposta foi de os alunos juntarem moedas até o final do ano. Depois, todos juntos abrirão os cofrinhos, somarão as quantias e reverterão o total das economias obtidas em um “dia divertido” para eles mesmos.
Participação das famílias no projeto
Como os alunos precisam da ajuda dos familiares para a fazerem a “poupança”, as professoras decidiram envolver a família no projeto.
Então, convidaram um familiar (o pai, a mãe, o avô, a tia, a madrinha…) para vir à escola participar de algumas atividades com a criança.
A equipe do Fundamental I preparou uma calorosa recepção aos familiares. A alegria dos alunos ao verem seu parente entrando na escola e trazendo um cesto de piquenique (como havia sido tratado anteriormente), foi contagiante. Muitos abraços e beijos deixaram todos emocionados.
Contação de história
A primeira atividade dos familiares com as crianças foi uma “Contação de História”. A professora do Período Integral, representou a bisavó da personagem Anita, do material Pedagógico do Sistema Piaget, e explicou o Projeto de Empreendedorismo e a proposta de conscientizar os alunos sobre o valor do trabalho, do empenho, do esforço para a obtenção dos recursos necessários para a nossa vida. Nessa ocasião, os cofrinhos-porquinhos feitos pelos alunos foram apresentados aos familiares, que receberam a incumbência de incentivar suas crianças nesse importante aprendizado de fazer poupança para um gasto futuro sonhado ou mesmo necessário.
Piquenique no gramado
Para a “gostosa” confraternização, ocorreu um piquenique no gramado. As assistentes organizaram o espaço. Puseram cartazes “Empreender é coisa de criança” e levaram para o encontro os bonecos do material pedagógico.
Sobre cada toalha, junto com as comidinhas trazidas, elas colocaram a lembrancinha feita pelos alunos: um cartão com desenhos e algumas palavras de agradecimento à presença do familiar tão querido.
O professor Paulo, de Música, também participou, tocando e cantando músicas infantis, garantindo a descontração e a animação dos momentos. Promoveu até dancinhas e passinhos combinados para a diversão das crianças e dos familiares.
O início de "como ganhar o dinheiro"
O encontro encerrou-se com uma atividade Maker. O familiar ajudou a criança a montar uma pulseira.
A ideia foi que essa criação, vendida para alguém da família, seria o primeiro dinheirinho arrecadado para inaugurar o cofrinho.
As professoras contam que o encontro foi um sucesso! Os adultos e as crianças receberam lições de afeto, de amor familiar e de empreendedorismo, é claro!
Vejam mais fotinhos: