BRINCAR é fundamental para a felicidade das crianças, assim como para o desenvolvimento pleno de suas habilidades sensoriais, cognitivas, físicas e socioemocionais.
Por isso, o projeto FÉRIAS NO PIAGET para a Educação Infantil é todo planejado a fim de que os alunos brinquem muito, se divirtam, se relacionem com os colegas e façam inúmeras descobertas a cada atividade proposta.
Vejam um pouco do que a programação proporcionou aos nossos pequenos alunos do Maternal ao Nível II:
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Livros da importante escritora de literatura infantil Ruth Rocha foram a base para o planejamento das atividades de cada uma das semanas de julho, começando sempre com uma Contação de História.
A proposta de integrar o projeto férias à leitura de livros surgiu da constante preocupação da nossa escola em estimular nos pequenos o interesse em aprender a ler. Assim, ao acompanharem a leitura semanal, os alunos treinaram a atenção e os maiorzinhos fizeram uso da oralidade, comentando sobre o enredo e as personagens.
A equipe pedagógica selecionou os livros com o objetivo tanto de agradar os alunos quanto de transmitir mensagens positivas para a vida cotidiana deles.
Os quatro livros que inspiraram todas as atividades lúdico-pedagógicas do FÉRIAS NO PIAGET foram: “A primavera da lagarta”, “Pedrinho pintor”, “O menino que quase morreu afogado no lixo” e “A fantástica máquina dos bichos”.
BRINCADEIRAS E VALOROSOS APRENDIZADOS
Pode parecer algo trivial, mas brincar, além de ser fonte de entretenimento, contribui bastante para a formação sadia das crianças. É brincando que elas expressam a personalidade e as emoções. As situações de brincadeira, quando bem planejadas, desenvolvem a autoestima e estimulam o convívio amistoso e respeitoso entre os colegas.
E, como houve muitas brincadeiras diárias, houve também muita ALEGRIA. Os sorrisos dos alunos demonstraram que estavam se divertindo e se sentindo felizes.
PRODUÇÕES ARTÍSTICAS
Nas OFICINAS DE ARTE, programadas a partir dos assuntos apresentados nos quatro livros, os alunos utilizaram tintas, pincéis, lápis de cor, canetinhas e diversos materiais recicláveis para liberarem seus pensamentos, sentimentos e criatividade.
Foram oportunidades em que eles atuaram no próprio aprendizado, imaginando, produzindo e interferindo com seu potencial criativo.
DESENVOLVIMENTO FÍSICO-MOTOR
Visando desenvolver habilidades físicas e de psicomotricidade, ocorreram inúmeras atividades em ambientes de natureza, no Espaço Kids e nas quadras da escola,
Sempre em forma de brincadeiras, os alunos participaram de “desafios”, que exercitaram foco, agilidade, flexibilidade, velocidade, equilíbrio e coordenação.
Muitas vezes, o procedimento estimulava a união de uma equipe e a colaboração de cada participante, num aprendizado importante de atuação em equipe.
Dessa maneira, as vivências físico-motoras, que associaram mente, movimento e motricidade a muito divertimento, agradaram em cheio os alunos da Educação Infantil.
DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL
No projeto FÉRIAS NO PIAGET da Educação Infantil participaram alunos de diferentes turmas e idades, o que promoveu, principalmente nas brincadeiras em grupo, UNIÃO, formação de NOVAS AMIZADES e noções de RESPEITO e de CONVIVÊNCIA HARMONIOSA.
Os alunos do Maternal não choraram nem um pouquinho. E os maiorzinhos receberam os menores com muito carinho. Nessa convivência, os do Maternal se sentiram acolhidos e amados, e os maiores vivenciaram lições de respeito e cuidado para com os colegas.
A que se deveu tamanho entrosamento entre os alunos? Um resultado tão positivo de relacionamento só pode ter sido fruto do trabalho que a escola realiza no dia a dia, promovendo o autorrespeito e respeito ao outro, noções de limites e integração comunitária amistosa.