No Período Integral, as turminhas da Educação Infantil, do Nível I e Nível II, brincam, se divertem e aprendem muito.
Todas as atividades são planejadas para que se caracterizem como lúdico-pedagógicas, ou seja, de modo programado, em situações de brincadeira, os alunos desenvolvem habilidades físicas e cognitivas.
TODA HORA É HORA DE HISTÓRIA
A “Contação de Histórias” é uma prática constante. Em todas as atividades, aparece um livrinho, incentivando nos pequenos o desejo de ler. E os questionamentos feitos após a leitura promovem o raciocínio, a interpretação e a expressão oral.
Na primeira visita à horta da escola deste ano, a professora Roseli (chamada de tia Lili pelos pequenos) mostrou algumas verduras e deixou que explorassem livremente o espaço. Em seguida, leu para eles o livro “Verdura? Não!”, de Claire Llewellyn e Mike Gordon. É a história de uma menina que não comia verduras nem frutas, e seus hábitos alimentares eram inadequados e prejudiciais à sua saúde. Então, a Roseli dialogou com as crianças, e cada uma contou como se alimentava.
“Foi uma boa oportunidade para falar às crianças sobre a importância de uma alimentação saudável.”, comentou a professora.
TODO DIA É DIA DE ARTE
Se não falta leitura, também não pode faltar a Arte no Período Integral. As crianças, por meio de suas produções artísticas, expressam muito do seu mundo interior, seus pensamentos e emoções. Além disso, nas aulas de Artesanato ou de Cultura Maker (técnica do “faça você mesmo”, com a utilização de materiais recicláveis), elas desenvolvem a criatividade, a imaginação e o movimento de preensão (tão importante para a escrita) ao utilizarem os lápis de cor, as canetinhas e os pincéis.
A arte musical é mais uma rica forma de expressão. Ao ouvir a melodia, ao cantar, ao dançar, os alunos se integram, se comunicam, extravasam sentimentos e vivenciam momentos de imaginação e magia. Por isso, o professor Paulo, de Música, sempre aparece no Integral, complementando as atividades da professora Roseli. Ele toca e canta com as crianças músicas relacionadas ao tema abordado.
BRINCADEIRAS TAMBÉM SÃO EXPRESSÕES
No gramado da escola ou no Espaço Kid’s, locais que as crianças adoram, elas brincam e desenvolvem a coordenação motora. E muitas dessas atividades corporais possibilitam a aquisição de percepções importantes, como a localização espacial e a diferenciação de tamanhos e texturas.
JOGOS CORPORAIS E JOGOS DE TABULEIRO
Os jogos e competições, de atividades físicas ou de tabuleiro, por exigirem atenção, concentração, e tomada de decisão, são constantemente utilizados como recurso pedagógico. Segundo a professora Roseli, as crianças, no momento, estão adorando montar “quebra-cabeça”.