No decorrer do 1º trimestre, os alunos do Período Integral da Educação Infantil participaram de uma série de atividades referentes ao Projeto Literário, que tem, neste ano, como tema central “SENTIMENTOS E EMOÇÕES”.
A proposta, baseada em livros infantis, além de estimular nos alunos o desejo de aprender a ler, visa levá-los a refletir e encontrar maneiras de lidar com seus próprios sentimentos, pensamentos e emoções.
Primeiro livro
O livro escolhido para o 1º trimestre foi “Quem tem medo do novo?”, de Ruth Rocha, que traz a mensagem de que “sentir medo” é normal e acontece com todas as pessoas. A história apresenta diversas situações de mudanças que, depois do susto, acabam trazendo aprendizados valiosos.
Então, as professoras enfatizaram com os alunos o significado da frase da própria autora: “É preciso do novo para crescer!”.
Peça de teatro
Os trabalhos sobre o livro se iniciaram com uma peça teatral organizada pelas professoras Denise, Nayara, Roseli, Conceição e Jennifer. Na “casa da árvore” da nossa escola, elas representaram alguns dos medos mais comuns das crianças e que são mencionados na obra.
Contando a história
Depois da peça, as professoras fizeram a leitura do livro e promoveram roda de conversa para a interpretação dos acontecimentos narrados e, principalmente, dar oportunidade aos alunos de se manifestarem sobre os seus medos e sugerirem maneiras de enfrentamento e superação.
Foram atividades planejadas para promover o autoconhecimento e, consequentemente, ajudá-los a obter maior equilíbrio emocional e bom relacionamento na escola e fora dela.
Painel dos medos
Num painel, as professoras elencaram alguns medos, como medo de bruxa, monstro, chuva, trovão, escuro, palhaço. Ao lado, duas colunas: “tenho medo” e “não tenho medo”.
Cada aluno ganhou adesivos para marcar nas colunas o que sentiam. Toda vez que a escolha era “tenho medo”, ouvia dos colegas ou da professora um conselho ou encorajamento para perderem esse sentimento.
Garrafinha das emoções
Dentre as atividades lúdico-pedagógicas relacionadas ao livro, uma delas foi a criação, numa oficina de arte, das Garrafinhas das Emoções, com materiais recicláveis.
Os alunos trouxeram de casa garrafinhas PET transparentes. E as professoras disponibilizaram corantes para as garrafinhas ficarem com líquido colorido. Só que a cor deveria ser escolhida de acordo com o que estavam sentindo no momento: cor rosa para felicidade, laranja para tristeza, verde para medo, roxo para raiva e amarelo para coragem.
Em seguida, cada aluno identificou a garrafinha com seu nome e explicou o porquê do sentimento naquela ocasião.
Por fim, como eles também haviam colocado na garrafinha algumas figuras bem pequenas de EVA, gliter e lantejoulas, foi a hora de descontrair e brincar fazendo flutuar os enfeitinhos.
Assim, a atividade foi um sucesso. Além de permitir que eles expressassem seus próprios sentimentos, essa vivência mostrou a quantidade de garrafinhas de cada cor, revelando os sentimentos predominantes entre eles.
Exposição e participação dos pais
No dia 6 de maio, quando ocorreu a “Reunião de Pais” do 1º trimestre, as garrafinhas, por turmas, ficaram expostas. Foi mais uma oportunidade de as professoras conversarem com os pais sobre o projeto do Integral “SENTIMENTOS E EMOÇÕES” e enfatizar a importância de eles terem atenção às demonstrações emocionais de seus filhos para ajudá-los a superar os sentimentos negativos.
Os pais também foram convidados a expressarem seus sentimentos. Na mesa da exposição, havia potes de vidro e post-its das mesmas cinco cores que foram indicadas aos alunos. No papelzinho da cor escolhida, os pais que desejassem poderiam escrever palavras ou frases sobre aquele sentimento e colocar, sem identificação, no pote.
A ideia foi ler para os alunos, depois, em sala de aula, as mensagens dos pais sobre cada uma das emoções trabalhadas.