Os alunos do Período Integral da Educação Infantil participaram de uma série de atividades referentes ao Projeto Literário, que tem, neste ano, como tema central “SENTIMENTOS E EMOÇÕES”.
A proposta, baseada em livros infantis, além de estimular nos alunos o desejo de aprender a ler, visa levá-los a refletir e encontrar maneiras de lidar com seus próprios sentimentos, pensamentos e emoções.
Segundo livro do projeto
O livro escolhido para o 2º trimestre foi “Bom dia, todas as cores!”, de Ruth Rocha, cujo personagem principal, um camaleão, trocava de opinião, ou melhor, de cor, conforme a necessidade de se relacionar com os outros animais e se sentir aceito por eles.
Várias atividades correspondentes ao enredo, às personagens e ao tema do livro foram desenvolvidas com os alunos.
Dramatização e contação de história
As professoras iniciaram os trabalhos com uma dramatização para apresentação das personagens do livro e dos principais momentos do enredo. Também fizeram a leitura completa do livrinho e promoveram bate-papos sobre as mensagens transmitidas.
Muito se conversou com os alunos sobre a importância de não agirmos como o “camaleão” da história, e sim de nos autovalorizarmos, nos autorrespeitarmos e sermos verdadeiros para nós mesmos e para os demais.
No final dessa etapa, os alunos receberam um bonequinho de papel do “camaleão” para levar para casa e brincar.
Atividades de Arte
Depois de conversarem e refletirem bastante sobre as mensagens do livrinho, os alunos prepararam algumas artes para caracterizar o personagem principal.
Uma delas foi um camaleão num pratinho, construído com a colagem de areia colorida. Outra arte foi um “abre e fecha” que, simbolizando a boquinha do camaleão, ganhou desenho e pintura de vários elementos da natureza apresentados no livro.
Fechamento do Projeto: camaleão liberto da opinião alheia
Com bexigas e chapeuzinhos coloridos, os alunos participaram de mais uma dramatização para encerramento dos estudos sobre o livro “Bom dia, todas as cores!”.
As professoras representaram os bichinhos da história, aqueles que queriam sempre determinar a conduta do pobre do camaleão. E os alunos eram os camaleões, mas, agora, mais sabidos, conscientes de não deviam dar ouvidos a tanta intromissão.