As professoras do Integral do Fundamental Anos Finais trabalharam com os alunos um Projeto Literário baseado na obra“Branca de Neve dos irmãos Grimm”.
Com o intuito de incentivar o hábito da leitura e promover uma abordagem múltipla da obra, várias disciplinas participam do projeto, como Língua Portuguesa, Literatura, Cultura Maker, Culinária, Socioemocional e Inglês.
CURIOSIDADES SOBRE A OBRA
A narrativa da “Branca de Neve” teve origem no folclore alemão há séculos e se espalhou pelo continente europeu. Inicialmente, a história era propagada por meio da tradição oral, o que fazia com que ganhasse sempre algumas modificações. A famosa história, portanto, foi recontada e depois reescrita muitas vezes, tornando o seu enredo bem mais romântico e menos trágico.
A verdade é que a obra escrita pelos irmãos Grimm, em 1812, é diferente da que conhecemos hoje. Possui passagens mais violentas, como, por exemplo, as três tentativas de matar Branca de Neve. Também o beijo do príncipe para salvá-la não ocorreu.
Mas foi a versão romantizada que passou para as telas da Disney no filme “Branca de Neve e os sete anões”, de 1937, que já encantou gerações.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO
Os alunos leram o conto dos irmãos Grimm e, com a mediação das professoras Gislaine e Mayara, participaram de um debate para a interpretação das mensagens.
O gênero textual também foi abordado. Numa proposta de Língua Portuguesa e Literatura, eles analisaram os 5 elementos estruturais da narrativa: narrador, personagens, enredo, espaço e tempo.
FILME DA DISNEY EM INGLÊS
Os alunos assistiram ao filme “Branca de Neve e os sete anões” para poderem constatar as diferenças em relação ao enredo da obra escrita pelos irmãos Grimm.
Como era uma atividade da disciplina de Inglês, o som e a legenda do filme estavam na língua inglesa, proporcionando um treino importante para eles. Depois, houve uma brincadeira pedagógica em grupo, também em inglês: um "kahoot'' (testes de múltipla escolha) com questões sobre o filme.
DINÂMICA DO ESPELHO
A obra narra ações de agressão e vingança, derivadas de sentimentos negativos, como narcisismo, egoísmo, ciúme e inveja. Então, numa proposta socioemocianal, as professoras do Integral mencionaram aos alunos que podemos sim afastar de dentro de nós emoções ruins, substituindo-as por emoções boas. Salientaram que todos nós temos qualidades e defeitos, mas que devemos nos focar sempre nas qualidades.
Muito se conversou sobre a dualidade aparência e essência e como, infelizmente, ainda hoje são valorizados erroneamente aspectos superficiais, como beleza, em detrimento das virtudes que uma pessoa venha a adquirir.
Assim, numa dinâmica relacionada à história, as professoras buscaram enaltecer o melhor da essência dos alunos. Sentados em círculo no gramado, com a pergunta “Espelho, espelho meu, que qualidade tenho eu?”, eles seguravam o espelho, se olhavam e deviam citar seus pontos positivos. Foi uma atividade de reflexão, que teve o intuito de ampliar a autovalorização e o autorrespeito de cada aluno.
DINÂMICA DOS BONS SENTIMENTOS
Outra dinâmica socioemocional foi a revelação de bons sentimentos. Recebendo uma maçãzinha de papel, o aluno deveria dizer algo sobre o amor à família, aos amigos, ou expressar gratidão a algum fato, situação ou pessoa.
Os alunos demonstraram que sabem valorizar solidariedade, amizade, respeito, e que têm gratidão a tudo de bom que eles possuem.
CULINÁRIA DA MAÇÃ DO AMOR
Os trabalhos tiveram um encerramento doce. A maçã envenenada da história transformou-se em maçã do amor, confeitada com muito chocolate e granulado.
Portanto, o projeto literário se caracterizou por muito aprendizado e até muito “sabor” na sua atividade final.