É inegável a importância da leitura para a formação global do indivíduo. Quem lê compreende melhor a realidade e desenvolve o raciocínio, a reflexão e a visão crítica. Isso sem falar que a leitura promove a ampliação do vocabulário e auxilia a expressão em todos os seus aspectos, principalmente na fala e na escrita.
Por isso, os “Projetos de Leitura”, com a escolha de livros que agradem aos alunos para eles gostarem de ler, foram e são até hoje prioridades nos planejamentos de todas as turmas do Colégio Piaget.
Projeto Literário de 2023 - obras de Elisabete da Cruz
Neste ano, de acordo com o objetivo de formar “leitores”, as professoras do Período Integral do Fundamental Anos Iniciais desenvolveram com seus alunos atividades interdisciplinares sobre os livros: “Pequenas coisas… grandes alegrias”, “Eu leitor, eu autor”, “Vende-se Coragem”, “Biomilda - Diário de Viagem” e “Mãos na Terra”, todos da autora Elisabete da Cruz.
Os cinco livros, por abordarem temas interessantes, atenderam às necessidades de respostas para tantas dúvidas dos alunos e ofereceram novidades, experiências inusitadas e até mesmo aventuras. Os personagens diversos, com suas descobertas e emoções, permitiram reflexões, dinâmicas interpretativas e bate-papos entre os alunos.
Exposição no Evento Cultural
No dia do Evento Cultural, montou-se um estande representando “5 páginas”, como que um resumo do que foi trabalhado em cada um dos livros.
Em especial, despertou muito interesse nos visitantes a página do livro “Vende-se Coragem”. Isso porque é fácil a identificação com a personagem Brigite, que se depara com desafios na vida cotidiana e precisa solucioná-los. Então, de forma interativa, os visitantes eram convidados a escrever num papelzinho um medo ou dificuldade e descartá-lo em um “baú”. Em seguida, retiravam da “cesta de soluções” um conselho especial. Coincidências à parte, muitos chegaram a se emocionar com a mensagem recebida.
Outro atrativo criado no estande foi a brincadeira do “dado”, referente ao livro “Pequenas coisas… grandes alegrias”. Nas faces dos dois dados que eram lançados pelos visitantes, havia sugestões de ações bem simples, mas que dão felicidade, como: dançar, cantar, abraçar uma pessoa querida, entre outras.
Oportunidades de reflexão e orientações otimistas não faltaram na exposição.
A brilhante presença da autora
A própria autora Elisabete da Cruz esteve presente no nosso Evento Cultural para autografar os livros.
Os alunos e os pais ficaram encantados com a empatia que ela demonstrou possuir com o seu público infantil. Isso explica as suas obras fazerem tanto sucesso e ajudarem a criançada a gostar de ler.
Com seu carisma e sorriso contagiante, ela conversou com os alunos e os abraçou. Mesmo crianças de outros níveis, ao passarem pelo local dos autógrafos, pediam para os familiares adquirirem um livrinho. Então, ela recebia os novos leitores de suas obras com muita atenção e carinho.
Para o Colégio Piaget, a presença da autora se relacionando com a comunidade Piaget e elogiando o trabalho que desenvolvemos nos deu a certeza de que estamos trilhando o caminho certo na escolha dos livros e no Projeto Literário como um todo.