O tema SUSTENTABILIDADE é discutido nas aulas das diversas disciplinas da nossa escola, já que existe a consciência da urgência de encontrarmos caminhos para que o crescimento econômico e o provimento das necessidades básicas humanas ocorram sem o desgaste e poluição ambiental.
Nas aulas de Biologia do professor Rodrigo Barbassa, os alunos do 1º ano do Ensino Médio, do “Itinerário Formativo de Matemática e Ciências da Natureza”, pesquisaram sobre o sabão como agente poluidor dos rios, lagos e mares, e a produção de um sabão ecológico caseiro, a partir do óleo usado de cozinha, como uma solução sustentável.
IMPACTO DO SABÃO NO MEIO AMBIENTE
Os alunos aprenderam que os sabões e detergentes para a lavagem de roupa e louça são considerados os maiores poluentes do meio ambiente. Eles causam impurezas, inclusive a formação de “espuma tóxica e mal-cheirosa”, que indica a alta atividade bacteriana e contaminação química das águas.
Concluíram, então, que os sabões comerciais comuns, pelos malefícios, precisam ser substituídos por produtos sustentáveis.
BENEFÍCIOS DA PRODUÇÃO DO SABÃO CASEIRO
A produção em casa do sabão tem se tornado comum nos lares brasileiros. Os alunos entenderam que essa prática só apresenta benefícios, como proteção ao meio ambiente por ser um produto biodegradável, redução de gastos com produtos de limpeza (o custo do sabão ecológico pode chegar a 10% do valor do sabão comercial), redução do lixo (por usar um produto já usado que seria descartado) e até complemento da renda familiar com a venda desse sabão.
Há também muitas ONGs ambientalistas que recolhem óleo usado para a fabricação do sabão ecológico. Na nossa escola, há frequentes campanhas de arrecadação desse óleo, como na “Prova Ecológica” da OLIJUP (Olimpíada da Juventude Piaget), em que os alunos entregam o óleo arrecadado ao Instituto Triângulo que, por sua vez, transforma-o em sabão.
A TEORIA NA PRÁTICA
Depois da teoria, os próprios alunos puseram a “mão na massa” e, sob a supervisão do professor Rodrigo, seguiram a receita do preparo do sabão caseiro.
A oficina ocorreu de forma didática e clara para que eles pudessem assimilar e, posteriormente, utilizar o aprendizado, modificando hábitos do cotidiano em prol da sustentabilidade.
REAPROVEITAMENTO E DIMINUIÇÃO DO LIXO
O professor explicou que a oficina teve, ainda, o papel de enfatizar que o óleo de cozinha utilizado nas frituras quando descartado de modo inadequado polui todo o meio ambiente.
E ele acrescentou: “O óleo de cozinha usado é um lixo que não precisa ser lixo! Assim, o seu reaproveitamento se alia tanto à proteção ambiental quanto ao fator econômico de obtenção de sabão com baixo custo.”
DIVULGAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO SABÃO ECOLÓGICO
Para finalizar as atividades,os alunos desenvolveram uma embalagem, também com materiais recicláveis, e distribuíram as barras de sabão para alguns alunos e funcionários da escola.
No pacotinho que eles montaram, havia a receita, com o objetivo de divulgar às demais pessoas da comunidade Piaget a técnica de produção de um sabão muito menos nocivo.