Os alunos do Período Integral da Educação Infantil participaram de uma série de atividades referentes ao Projeto Literário, que teve, neste ano, como tema central “Sentimentos e Emoções”.
A proposta, baseada em livros infantis, além de estimular nos alunos o desejo de aprender a ler, visou levá-los a refletir e encontrar maneiras de lidar com seus próprios sentimentos, pensamentos e emoções.
Terceiro livro do projeto
Para o 3º trimestre, o livro escolhido foi “Quando me sinto feliz!”, de James Misse. A obra busca ajudar as crianças a entenderem seus sentimentos, superarem emoções negativas e, principalmente, buscarem a felicidade nas coisas simples da vida.
O autor, no decorrer do enredo, apresenta dicas para as crianças lidarem com o medo, a tristeza e a raiva, para que, assim, possam ser mais felizes. Sua mensagem central é de que a felicidade está nos momentos de convivência com a família, os amigos e demais pessoas queridas.
Leitura do livro e roda de conversa
As professoras iniciaram os trabalhos com a leitura completa do livrinho. Em seguida, promoveram bate-papos sobre a felicidade, em que todos puderam responder à pergunta: “Quando me sinto feliz?”.
Foi uma oportunidade de reflexão, já que eles revelaram um pouco do seu mundinho interior, mas também ouviram as histórias dos colegas.
Doutoras da Alegria
Numa dramatização divertida, as professoras do Integral representaram as “Doutoras da Alegria”, que tratavam qualquer tristeza ou sentimento ruim do coração dos seus pequenos alunos.
Com estetoscópio e até injeção de brinquedo, as médicas fizeram “tratamentos”, deixando os alunos muito felizes. A encenação foi planejada para passar a mensagem de que o bom humor e o sorriso constante são um remédio infalível para a superação dos problemas emocionais e um atrativo para a chegada da felicidade.
Plaquinhas e balinhas da felicidade
Os alunos aprenderam que a felicidade é contagiante, ou seja, uma pessoa feliz transmite felicidade aos outros. Por isso, segurando plaquinhas com mensagens de otimismo, os alunos saíram pela escola “espalhando felicidade”. Ao encontrarem professores ou outros funcionários, cumprimentavam, sorriam e entregavam um presentinho: balinhas da felicidade. As pessoas, encantadas com o carinho, retribuíam o sorriso e abraçavam as crianças.
Junto com as balinhas, havia um recadinho lembrando que a felicidade ocorre todos os dias, na troca de gentilezas e na convivência amistosa.
Foto da família em um momento feliz
Como mencionava o livro, “estar com a família é estar feliz”. Então, com o intuito de conscientizar os alunos de que momentos bem simples do dia a dia com os membros da família são de muita felicidade, as professoras pediram que eles trouxessem uma foto da família reunida.
Em data agendada, as fotos foram utilizadas numa dinâmica em que cada aluno apresentou a sua família e contou em que situação eles se encontravam e por que estavam felizes.
Com certeza, a atividade ajudou os alunos a concluírem que a união familiar era o verdadeiro motivo da felicidade demonstrada nas fotos.
Painel da turma feliz
Uma atividade de Arte foi a pintura coletiva de um painel. As professoras explicaram que a obra seria para expressar a felicidade que eles sentem por serem amigos, se ajudarem e se respeitarem.
Depois de pronto, eles puderam observar a beleza do painel, resultante da união e colaboração de todos da turminha.
Carinha feliz
Uma outra Arte sobre a felicidade foi a montagem da “carinha feliz” do amigo. Usando pratinhos transparentes, cada dupla fez o contorno do rostinho um do outro para, em seguida, acrescentar os detalhes de um semblante de felicidade.
Festa-baile da Felicidade
Como criança gosta de festa, de dançar, de cantar, de brincar com bexigas, a última atividade sobre o tema da felicidade só poderia ser uma festa-baile. Com comidinhas, música e bexigas coloridas, os alunos se divertiram, inclusive dançando com as “Doutoras da Alegria”, que retornaram para o fechamento do projeto literário anual.