As professoras do 1º ano do Ensino Fundamental integraram Língua Portuguesa, Culinária, Empreendedorismo e Matemática para trabalharem REAPROVEITAMENTO, atitude ecológica e econômica muito importante, já que é uma das propostas de “DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”, tema do nosso Projeto Pedagógico deste ano.
LÍNGUA PORTUGUESA
As atividades se iniciaram com a leitura do livro “O mundo sustentável de Júlia começa em casa”, de Josi Gomes Barros. A realização da leitura coletiva, na sala de aula, foi pela plataforma digital “Árvore de Livros”.
Depois, para o estudo do gênero textual RECEITA, cada aluno teve como tarefa pesquisar com sua família a receita de um prato preparado com reaproveitamento de talos, cascas ou sobras.
Então, numa roda de conversa, houve a apresentação das receitas pesquisadas.
CULINÁRIA
Escolheu-se uma das receitas para uma atividade prática. Os alunos ajudaram a preparar um suco de cascas de abacaxi, após saborearem o próprio abacaxi, é claro.
Vestidos de chef, adoraram participar dessa atividade, que permitiu que eles percebessem como desperdiçamos parte dos alimentos que poderiam ser aproveitados. Aprenderam, também, que as cascas têm sabor e mais vitaminas do que as próprias frutas.
EMPREENDEDORISMO E MATEMÁTICA
As professoras enfatizaram que o reaproveitamento, em suas diferentes formas (como as citadas no livro que leram) e em especial o reaproveitamento de alimentos, pode reduzir bastante as despesas da família. Foram, portanto, lições de Empreendedorismo: de economizar, poupar, não gastar em demasia sem necessidade.
E, para a alegria dos alunos, as professoras anunciaram a montagem de um “mercadinho” para eles venderem e comprarem o suco de casca de abacaxi. Uma turma vendeu para a outra, e vice-versa. Foi preciso somar notas para formar a quantia necessária e conferir ou fazer o troco quando a nota era de maior valor. Assim, todos exercitaram as operações matemáticas de soma e subtração ao fazerem o pagamento ou darem o troco, com dinheiro de “mentirinha”.