As professoras da Educação Infantil dão provas de que, para aulas motivadoras, não é necessário materiais sofisticados. É possível, com criatividade, compor recursos pedagógicos coloridos e cativantes, utilizando materiais recicláveis.
Reaproveitando para as suas aulas o que seria descartado, as professoras demonstram suas atitudes de economia e de preservação do meio ambiente. Além disso, ajudam os alunos a perceberem que, para “brincar,” sempre podem criar seus próprios brinquedos. Fica, então, para eles, uma importante lição de sustentabilidade.
Com essa prática ecológica, as professoras organizam incontáveis atividades lúdico-pedagógicas a fim de tornar prazeroso e significativo para seus alunos o aprendizado das habilidades programáticas.
HABILIDADE FÍSICO-MOTORA E DE ASSOCIAÇÃO DE SEMELHANTES
Com materiais recicláveis pintados — palitos de sorvete e rolinhos de papel higiênico — a professora Nayara desenvolveu habilidades de raciocínio, associação e também de coordenação motora com seus alunos do Maternal.
A atividade exigia que eles procurassem os palitos coloridos espalhados pelo gramado e os colocassem nos tubos de cor correspondente. Correram bastante na procura (habilidade motora grossa) e, com jeitinho, conseguiram o encaixe dos palitos nos tubos (coordenação motora fina).
Essa brincadeira agradou em cheio os alunos e garantiu os aprendizados planejados.
HABILIDADE DE RACIOCÍNIO MATEMÁTICO
A professora Lili, com o intuito de promover o conhecimento dos números e da operação de adição, utilizou, em atividades com seus alunos do Nível II, alguns materiais recicláveis e formou jogos de tabuleiro. Bandejas de papelão forradas serviram para ela montar as cartelas numéricas; tampinhas de plástico tornaram-se os pinos do jogo; e palitos de sorvete representaram, de modo concreto, as quantidades.
HABILIDADE MOTORA E DE QUANTIDADE NUMÉRICA
Em uma outra atividade, para a aprendizagem da relação entre quantidades e números, a professora Lili criou um jogo de argolas. As bases para os alunos encaixarem as argolas eram garrafas PET com água e tinta.
A brincadeira foi também treino de concentração e coordenação motora, já que as argolas coloridas precisavam ser encaixadas nas garrafas de cor correspondente.