Os alunos do Piaget, em horários divididos, revisitaram a escola. Mesmo com restrições de aproximação, viram seus colegas e professores. Sem abraços nem beijos, houve uma vivência de muito amor!
Que surpresa maravilhosa!
No último 2 de dezembro, o prefeito de São Bernardo do Campo, Sr. Orlando Morando, divulgou um vídeo nas redes sociais informando que os colégios particulares do município poderiam promover um acolhimento presencial de seus alunos.
Então, o Colégio Piaget organizou um TOUR ESPECIAL pela nossa escola para os alunos reverem os espaços e reencontrar os colegas e professores.
Mas, é claro, seguindo todas as normas de segurança.
As turmas foram divididas em 4 dias (de 7 a 10 de dezembro) e em 6 horários diferentes (inclusive um dos horários já no comecinho da noite, para os alunos do FII e Médio).
O reencontro durou uma hora e meia. Apenas para acabar com a saudade. Foi pouco tempo, mas muito valioso. Os alunos revisitaram as quadras esportivas (onde fizeram algumas atividades físicas orientadas), o gramado (onde puderam correr e brincar à vontade), reviram as árvores e as plantas da escola, foram à horta e até ficaram uns minutos em sua sala de aula para uma breve conversa com os professores.
Com os alunos maiores (do FII e Médio), também divididos entre os 4 dias, prevaleceram bate-papos com os professores, nas quadras, pois se reuniram já à noitinha. E houve também brincadeiras, que eles amaram.
Formatura improvisada, mas muito significativa
Com a turma do 3º Médio, ocorreu a “despedida” na quadra coberta, quase como uma celebração de formatura. Mais do que nas festas tradicionais, o encontro foi especial porque todos se manifestaram. Os professores e o coordenador, emocionados, parabenizaram os “formandos” por terem superado as dificuldades e conseguido terminar este último ano do Médio com sucesso. Depois, cada aluno pôde falar sobre o que vivenciaram e aprenderam no Colégio Piaget. Foi um misto de choro, felicidade e expressão de agradecimentos.
Planejamento com segurança para todos
Todas as atividades foram previamente organizadas de modo a não haver aglomeração.
Um acompanhante (mãe, pai, avô, avó, tio, tia) ficou ao lado de cada criança da Educação Infantil durante o tour pela escola. Só se distanciaram um pouco na hora das brincadeiras, principalmente no gramado ou no parquinho.
Os alunos das outras turmas, do FI, FII e Médio, entraram na escola sozinhos. Os pais aguardaram no estacionamento ou retornaram no horário programado.
As exigências sanitárias, enviadas por e-mail anteriormente, foram cumpridas pelas famílias. Não compareceram os familiares ou alunos considerados pertencentes ao grupo de risco (de acordo com as indicações da Secretaria de Saúde do Estado). E, antes da entrada, todos, sempre de máscara, tiveram a aferição de sua temperatura.
Outro item de segurança foi não haver período para um lanche. Assim, ninguém precisou tirar a máscara. Também, o tempo foi tão curto… Naquela hora e meia, os alunos queriam vivenciar tudo o que havia sido planejado para eles. Ninguém pensou em comer.
Só ouvíamos um “OHHH” coletivo quando avisados da hora de retornarem para casa.
E os pais foram por demais colaborativos, buscando os filhos no horário certo.
Foi uma experiência agradável e divertida para os alunos e gratificante para os professores, coordenação e direção!
Confira as fotos AQUI!
Não são só essas! Em breve colocaremos mais fotos no álbum!