SUSTENTABILIDADE é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Nas aulas de Ciências, SUSTENTABILIDADE era o assunto que os alunos dos 4os e 5os anos estavam estudando. Devido aos problemas ambientais que envolvem a nossa própria sobrevivência e a do planeta como um todo, discutiu-se a necessidade de um desenvolvimento que não devaste as florestas nem polua as águas, o solo e o ar.
Para um tema tão relevante, um projeto interdisciplinar foi organizado com as professoras Neide, Karina e Silvana. Assim, além de Ciências, participaram da mesma abordagem as disciplinas de Língua Portuguesa e de Socioemocional. Esta última teve papel importante nas conversas, já que, para a conservação do meio ambiente, são exigidas mudanças de atitudes comportamentais, sociais e emocionais.
Em rodas de conversa, concluiu-se que a conscientização individual é valorosa, porém, no processo de recuperação do meio ambiente, a postura visa ao coletivo, ou seja, não podemos pensar em nós mesmos e sim no bem-estar de toda a humanidade.
E os debates culminaram numa atividade da CULTURA MAKER (técnica do “faça você mesmo”, com diversos materiais, principalmente os recicláveis), em que os alunos montaram BONECOS ou PERSONAGENS salvadores da natureza.
A escolha ficou totalmente por conta dos alunos. Assim, de modo criativo, cada um imaginou como seria possível agir no enfrentamento da destruição ambiental que tanto nos ameaça. Com super-poderes ou não, o personagem simbolizava um modo de diminuir a produção de lixo, de evitar o desmatamento, de combater o processo de aquecimento global, de utilização adequada dos recursos naturais.
A experiência de protagonismo e liberdade, resultou comprometimento das turmas e excelentes trabalhos.
Cada aluno também produziu um texto com o nome e as características do PERSONAGEM, o que auxiliou na hora da apresentação de sua criação aos colegas.