Os nossos pequenos da Educação Infantil necessitam de uma recepção especial para conhecerem os professores, perderem a normal ansiedade do início da vida escolar e, assim, gostarem da escola e perceberem que estudar é prazeroso, é fazer descobertas todos os dias.
Assim, na primeira semana do ano escolar, eles foram recebidos no colégio, por uma hora, para a Semana de Acolhimento.
E, apesar de pensarmos que só houve brincadeiras, na verdade, esse tempo curto de adaptação foi todo planejado.
“Em cada atividade lúdica e interativa, sempre consta um aprendizado: coordenação motora, conceitos de localização espacial, diferenciação de tamanhos e de sensações táteis, e exercícios de comparação, atenção e raciocínio.”, esclareceu a Coordenadora Rose.
Recepção com alegria e brincadeiras
A semana começou com as crianças conhecendo as professoras, passeando pela escola, visitando a horta, o laguinho dos peixes e se divertindo a valer no gramado e no parque.
Quem quis pôde vir fantasiado.
Na chegada, receberam dois presentinhos: uma seringa de brinquedo com uma dose de amor (e brigadeiro) e uma máscara personalizada do Piaget.
Contação de história
Todas as propostas da semana se basearam no livro “PEDRO E TINA”, de Stephen Michael King. A história é sobre duas personagens muito diferentes: Pedro é livre, faz tudo do jeito que deseja e ao contrário do que se espera; já a Tina é uma garota bem comportada, só faz o que mandam fazer, é toda precavida e certinha.
Como esses dois poderiam se tornar amigos? É que um tem muito a ensinar ao outro. Pedro ensina as brincadeiras, a diversão, e Tina ensina o menino a ser mais prudente, respeitar as normas e ter limites. Juntos, acham o equilíbrio, vivem aventuras fantásticas e criam uma amizade para sempre.
Cada professora reuniu sua turminha num espaço tranquilo e fez a leitura da história.
Desenho das personagens ou criação de massinha
As crianças, de diferentes maneiras, desenhando, pintando ou usando massinha de modelar, representaram Tina e Pedro.
Algumas delas, acompanhando o jeito do Pedro de ser todo “ao contrário”, quiseram desenhar os personagens com as mesas viradas. Então, a professora colou uma folha debaixo da carteira e elas, até deitadas no chão, fizeram suas criações.
O guarda-chuva da Tina
Os alunos trouxeram para a escola um guarda-chuva, que aparece na história como símbolo da prudência da Tina. A menina sempre o carregava, e uma vez protegeu a ela e ao amigo de uma chuvarada.
O guarda-chuva foi um objeto para várias atividades.
Brincando no gramado, receberam uma chuvinha de esguicho e se resguardaram com o guarda-chuva.
Também, com a ponta do guarda-chuva fechado, alguns fizeram desenhos na areia do parque e outros já começaram a escrever algumas palavras, como o próprio nome.
O chapéu do Pedro e sua capa
Não faltou artesanato: os alunos confeccionaram o chapéu de jornal que o Pedro usava. Alguns pintaram ou colaram nele alguns enfeites. E, para representar a capa do vestuário do garoto, tanto as alunas quanto os alunos trouxeram, em dia combinado, uma camisa do pai ou da mãe.
E teve a atividade on-line também…
Para quem não pôde participar das atividades presencialmente, as professoras elaboraram aulas on-line sobre os mesmos assuntos.
O importante foi fazer com que as crianças da Educação Infantil se sentissem bem recebidas, amadas, felizes… E DESEJOSAS DE NOVAS AVENTURAS!