TREM DA AMIZADE – ESTAÇÃO PIAGET
Do dia 25 a 29 de janeiro, os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental vivenciaram a primeira semana do ano letivo de maneira prazerosa, com muitas atividades lúdicas, mas também ricas de descobertas e aprendizados.
Como explicou a Coordenadora Daniela, “A proposta foi acolher os alunos com muito carinho e passar a eles alguns valores essenciais para desenvolverem a autoestima, a aceitação do outro com suas diferenças, as noções de limites, enfim, atitudes socioemocionais adequadas para o relacionamento harmonioso com o grupo”.
Matando um pouco a saudade da escola
Nesta primeira semana, as crianças do 1º ao 5º ano, em dias e horários diferentes, estiveram na escola, por uma hora apenas (seguindo todas as normas de segurança sanitária) para conheceram a nova professora e fazerem um tour pelos espaços da escola: foram ao parque, ao gramado, à horta; visitaram os peixinhos no lago; e brincaram nas quadras.
Entrega de uma caixa, com todos os materiais para as atividades da semana
Para essa semana muito especial, cada aluno recebeu da escola uma caixa com 5 saquinhos e a recomendação de abrir somente aquele referente ao dia da semana, contendo os materiais necessários para a atividade do momento.
Os pais foram à escola buscar o material.
Contação de histórias – a base para as atividades da semana
Faz parte da metodologia do Colégio Piaget — que visa incentivar a leitura e manter seus alunos sempre em contato com livros — os projetos serem organizados a partir da escolha de livros. Neste caso, o principal foi o “Trem da Amizade”, de Wolfgang Slawski.
Os alunos assistiram a um vídeo preparado pelos professores, que iam entrando nos vagões de um trem. Eles, em cada estação, chamavam os alunos a embarcarem para uma aventura. Eram cinco estações de virtudes: da amizade, do respeito, da solidariedade, da empatia e da esperança.
Primeiro dia: Estação da Amizade
Depois de assistirem ao vídeo dos professores sobre o embarque no trem das virtudes, houve a leitura do livro “Trem da amizade”. Em seguida, conversaram sobre a importância da AMIZADE. Por fim, os alunos fizeram desenhos de amigos ou pessoas de quem gostam muito e, seguindo as instruções da live e utilizando os materiais enviados pela escola, plantaram uma semente de girassol. Além da proposta ecológica de plantio, a atividade simbolizou a semeação e o cultivo de NOVAS AMIZADES.
Segundo dia: Estação do Respeito
Para a virtude do RESPEITO, outro livro foi lido para as crianças: “Os monstros mais medrosos do mundo”, de Paula Broune. Na história, um dos monstros, que morrem de medo dos outros, percebe que eles não se conhecem realmente, e se soubessem que cada um parece ser diferente mas todos têm o seu valor, conviveriam melhor, seriam mais amigos e tolerantes.
As professoras discutiram a importância do RESPEITO ÀS DIFERENÇAS, já que todos têm seus próprios gostos, suas qualidades e defeitos também.
Como tarefa, criaram um monstrinho, desenhando ou usando massinha, e deram a ele características e até uma certidão de nascimento.
Terceiro dia: Estação da Solidariedade
Com uma cartilha que constava no terceiro saquinho do Kit da caixinha, os alunos fizeram colagens com imagens que representavam SOLIDARIEDADE.
Também desenharam ou escreveram palavras de otimismo ou de incentivo que pudessem ajudar alguém.
Com essa tarefa, eles aprenderam ações benéficas que todos podem realizar e, desse modo, tornarem-se pessoas solidárias.
Quarto dia: Estação da Empatia
Ainda com referência à história dos monstros que não conheciam a si mesmos e nem aos outros, as professoras enfatizaram a ideia de que é preciso se conhecer primeiro para poder conhecer os outros. E, assim, desenvolver um relacionamento de autovalorização e de valorização dos demais.
A aventura nesta estação da EMPATIA foi cada aluno, em sua casa, se olhar no espelho e procurar ver o seu próprio “eu”. Não só sua aparência, mas procurar ver seus gostos, sua personalidade, seu jeito de ser e sentir…
Em folhinhas enviadas, os alunos escreveram sobre eles mesmos, completaram a frase “Eu gosto de ….” e, alguns, também desenharam seu autorretrato.
Quinto dia: Estação da Esperança
No último dia da semana, os alunos assistiram as lives com alguma peça de roupa ou acessório na cor verde, símbolo da esperança.
Os professores conversaram bastante, passando para os alunos ideias positivas e de estímulo para suas realizações. Depois, todos escreveram ou desenharam suas ESPERANÇAS. Havia no kit da escola uma folhinha específica para eles completarem com metas, desejos, propostas de mudança, perspectivas para o ano 2021. Depois, enrolaram o papelzinho e colocaram dentro de um tubinho (tubete) personalizado, com seu nome e turma.
O combinado foi que os alunos guardassem sua “CÁPSULA DO TEMPO” para levar à escola no primeiro dia de aula presencial. Mas ela será aberta só no final do ano.
E também ocorreu o LANCHINHO DA ESPERANÇA. Mesmo on-line, essa “festinha” representou confraternização e união entre todos.
Para finalizar as aventuras vividas no TREM DA AMIZADE, os alunos participaram de uma “atividade MAKER”. Utilizando a caixinha enviada pela escola e outros materiais descartáveis da preferência deles, criaram um lindo trenzinho!
Quer ver todas as fotos deste lindo projeto?
Clique aqui!