A semana de acolhimento do Ensino Fundamental, anos finais, se transformou em uma grande aventura pelos sete mares do conhecimento, norteadas pelo projeto pedagógico deste ano: o Piaget Azul.
Os alunos dos 6°s e 7°s anos foram desafiados a desvendar o mistério do desaparecimento misterioso de Cíntia, no maior estilo “procurando Nemo”. Na segunda-feira, presencialmente, os alunos dos 6°s anos receberam um saquinho com conchas, mas só entenderam o motivo ao final da semana. Já os alunos dos 8°s e 9°s começaram a semana com um vídeo que contava “a lenda do baú das notas perdidas”.
Nossos alunos foram divididos em grupos, em lives próprias, com a organização de um aluno tutor por equipe, e os professores trabalhavam como mediadores, passando nas lives, tirando dúvidas, sempre incentivando a autonomia e proatividade.
Ao longo dos dias muitos tipos de enigmas foram lançados: exercícios matemáticos, cifras, imagens invertidas, referências literárias, mapas, áudios. Nossos aventureiros foram levados a um destino diferente a cada dia (fossa das Marianas, grande barreira de corais, Austrália) experimentando atividades multidisciplinares
No meio da semana, os professores fizeram uma live da própria escola, com as câmeras que serão utilizadas no momento do ensino híbrido. Foi um sucesso, até a coordenação participou da brincadeira, o coordenador Pedrão “invadiu” a live para dar uma pista aos marujos. A orientadora Cíntia também participou da “brincadeira pedagógica”, afinal, ela saiu em uma viagem sem avisar ninguém.
Os alunos também abusaram da criatividade e tiveram um momento “maker”. Para chegar à ilha deserta, cada pirata construiu seu próprio barco, com materiais que tinham em casa, como papel, papelão, garrafa pet.
Ao final, descobriram os reais motivos: Cíntia saiu em busca das conchas perfeitas para entregar aos alunos e Pedrão estava protegendo o baú de pessoas gananciosas.
Uma semana de total integração entre alunos e professores, com atividades divertidas e reflexivas, que valorizavam o conhecimento geral, a análise e o pensamento crítico, além de incentivar a coletividade e o trabalho em equipe.
Assista aos vídeos dessa aventura!
O início de tudo…