Quem não precisa de atenção e carinho? Todos nós e, principalmente, as crianças da Educação Infantil nos seus primeiros dias de aula.
A solução para os pequenos alunos não chorarem, não se assustarem com a ausência dos familiares, e se adaptarem ao ambiente escolar em prazo bem curto é a acolhida ser cheia de alegria e amor. E as professoras da Educação Infantil da nossa escola sabem muito bem como receber com amor os aluninhos para eles gostarem da escola.
Em vista disso, as professoras, nesta primeira semana, organizaram atividades lúdico-pedagógicas especiais para “encantar” os pequenos. Eles brincaram, se integraram, conheceram as professoras, os colegas e os espaços da escola.
Aliás, o objetivo da primeira semana e de todo o ano letivo na Educação Infantil é contribuir para que os alunos sejam felizes e desenvolvam o melhor possível as suas potencialidades.
Além do carinho, para que eles se sintam seguros e felizes, é preciso que a escola seja cativante, ou seja, que as atividades tenham características interativas e motivadoras, possibilitando brincadeiras com inúmeras descobertas e realizações criativa
Salientamos ainda que, desde o início, a acolhida calorosa vem associada aos “combinados”. Ou seja, de modo lúdico, as professoras já começaram a passar valores fundamentais de convivência e limites. Mesmo os alunos do Maternal estão recebendo afeto e noções de respeito, de valorização de si mesmo e do outro.
Em suma, todas as atividades da semana foram organizadas para os alunos perceberem como é bom estar na escola e ter um relacionamento amistoso com os colegas.
Aconteceu de tudo um pouco. E brincadeiras de montão!!!
Mas, como sempre, todas as brincadeiras tiveram o objetivo de promover importantes aprendizados.