Na Educação Infantil, várias atividades foram desenvolvidas para enfatizar a importância da água na vida do nosso planeta.
Em rodas de conversa, as professoras explicaram que os seres humanos, os animais e as plantas dependem da água. Mencionaram a necessidade de preservação desse bem natural e as maneiras de se utilizar a água sem desperdício. A “voz dos alunos” também foi incentivada. Eles puderam contar livremente suas experiências com a água no seu dia a dia.
POESIA E MÚSICA: “A ÁGUA”
Baseando-se na poesia “A Água”, de Taise Agostini, as professoras organizaram uma dinâmica em que os alunos pegavam gotinhas de papel com desenhos e precisavam esclarecer as ações ali representadas. Todas as figuras nas gotinhas mostravam o papel imprescindível da água no nosso cotidiano.
E, como a poesia também era musicada, a atividade terminou com as crianças segurando as gotinhas e cantando os benefícios da “nossa amiga água”.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Para estimular a vontade de aprender a ler, o contato com livros é frequente na Educação Infantil. Sempre há um livrinho que se adapta ao assunto trabalhado. E lá vem história... Desta vez, as professoras leram “Molhada da Chuva” (Paradidáticos Todolivro), que fala de como a água da chuva é benéfica para os rios, oceanos, florestas, plantações.
REÚSO DA ÁGUA DE CHUVA NO PIAGET E BRINCADEIRA COM GUARDA-CHUVAS
Depois da “Contação de História”, que inveja os alunos sentiram da personagem que tomou um gostoso banho de chuva. Mas as professoras simularam uma chuvinha para eles. Aproveitando a rega do gramado (que é feita com “irrigador oscilante”), os alunos brincaram com guarda-chuvas como se estivessem na bem-vinda chuvinha do livro.
As professoras aproveitaram a oportunidade para destacar como a água é essencial para manter o nosso gramado sempre verdinho e apropriado para tantas brincadeira. E frisaram que o gramado, a horta e os demais jardins são regados com a água de chuva que a nossa escola recolhe em cisternas. Também observaram que a água que enche a piscina (uma turminha havia acabado de sair da aula de Natação) é de chuva.Assim, de modo prático, os alunos entenderam o valor do “reúso da água de chuva” para a economia de água.
CRIAÇÃO DE REGADORES PARA MOLHAR PLANTINHAS
Nas aulas de Maker (proposta criativa do “faça você mesmo” com materiais recicláveis), os alunos confeccionaram regadores, adaptando recipientes de sabão líquido ou amaciante.
Depois, saíram pela escola para regar umas plantas. Na horta, com suas galochas apropriadas, alguns alunos molharam a terra para prepará-la para o plantio e outros regaram plantas de chá, como alecrim, hortelã e erva-cidreira.
Já os alunos que regaram os mamoeiros (que estão começando a crescer) expressaram o desejo de acompanhar a planta e ver o surgimento dos mamões.
Com certeza, todos voltarão muitas vezes à horta.