Professores e coordenadores estão sempre estudando, pesquisando, buscando novidades e conteúdos contextualizados que ampliem suas potencialidades para melhor ensinar e interagir com os alunos.
O Colégio Piaget, no início do ano, proporciona uma semana de atividades diversificadas para o seu corpo docente. O objetivo é contribuir para que todos tenham mais uma oportunidade de renovar, repensar, reformular o planejamento com qualidade e foco nos estudantes e suas necessidades atuais.
Palestras, dinâmicas, oficinas e debates são estratégias aplicadas nessa semana, cheia de propostas que contribuem com o “aprimoramento”, tarefa esta que a profissão de educador tanto exige.
Assim, de 24 a 28 de janeiro deste ano de 2022, ocorreu uma semana em que se elaboraram novos caminhos de trabalhos e se apresentaram novidades pedagógicas.
A IMPORTÂNCIA DE CADA PROFISSIONAL DA ESCOLA
A abertura da semana com as boas-vindas foi realizada pela diretora da escola Lilian Siqueira Cavalaro. Suas palavras foram de incentivo e motivação para um ano feliz e produtivo. Ela mencionou a importância do papel de cada membro da equipe para o bom desenvolvimento dos projetos do ano letivo.
Ressaltou que a chave para o sucesso de um trabalho é a cooperação e união entre os componentes do grupo. Usou a metáfora do “quebra-cabeça”, que nos ensina que uma peça quando não se encaixa ou está em lugar errado compromete o conjunto como um todo.
“Procurem acompanhar os trabalhos dos companheiros e ofereçam ajuda a quem precisar. Quando um cresce, todos que estão unidos crescem.”, aconselhou a diretora.
Também elogiou os seus profissionais por terem demonstrado grande habilidade de se reinventarem nos últimos tempos e declarou ter confiança na disposição de cada um de evoluir e superar os desafios.
ESTIMULANDO O CÉREBRO A APRENDER O QUE NOS BENEFICIA
Thais Faria Coelho, doutora especialista em neurociência educacional e clínica, conversou com o corpo docente sobre as características neurológicas que podem ser adquiridas e desenvolvidas com treinamento e força de vontade, como memória, flexibilidade mental, concentração, equilíbrio emocional, perseverança, disciplina, entre outras.
Ela enfatizou que hoje sabemos muito mais sobre o funcionamento do cérebro e podemos, portanto, nos ajudar e ajudar nossos alunos. Mencionou estratégias para a aquisição de valores positivos: autoconhecimento; autovalorização; postura ativa de iniciar, continuar e concluir as tarefas; ação a partir da “prioridade”, ou seja, sempre começando pelo que se considera mais difícil e deixando o fácil para o fim.
Foram muitas as dicas e ensinamentos úteis da Neurociência que a palestrante ofereceu aos professores para eles utilizarem, inclusive, em suas aulas.
COMO SER CRIATIVO
Breno Molina Rossi, nosso ex-aluno, é o criador do projeto “Be Cretive”, um workshop com a finalidade de estimular estudantes e profissionais a elevarem sua autoestima, a superarem suas limitações e desafios, a serem mais motivados e criativos.
Nesse encontro, ele mencionou técnicas de geração, organização e gestão de ideias, dando ênfase ao desenvolvimento da criatividade.
“Um professor criativo estimula seus alunos a serem também criativos”, disse o Breno. E deu algumas dicas, como: “não ter medo de se arriscar e errar”; “ser curioso como uma criança”; “sempre buscar por fontes de inspiração”, entre outras.
Na segunda parte da palestra, a teoria ocorreu na prática: os presentes participaram de algumas dinâmicas divertidas de criatividade.
NÃO PERCA SUA VOZ
“A voz é a ferramenta essencial do professor e deve ser bem cuidada!”. Esse foi o tema da palestra de duas fonoaudiólogas: a Ariane e a Márcia.
Elas ressaltaram que, atualmente, pelo fato da necessidade do uso de máscara, os professores têm elevado o seu tom de voz para conseguirem se comunicar, e isso afeta as cordas vocais.
Comentaram ainda que, além de falarem mais alto, na maioria das vezes, os professores sentem dificuldade de coordenar a respiração com a fala porque a máscara também dificulta esse aspecto. E o constante esforço pode desencadear sintomas vocais, desconforto, fadiga vocal, rouquidão e até gerar o desenvolvimento de uma disfonia.
Em vista disso, elas ensinaram aos professores vários exercícios ou recursos que podem ser utilizados para a minimização dos efeitos negativos causados pela máscara.
GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
As professoras de línguas estrangeiras — Talita, de Inglês, e Mônica, de Espanhol, por utilizarem bastante a gamificação em suas aulas, organizaram uma apresentação para os seus colegas, enaltecendo os benefícios dessa ferramenta digital para o aprendizado de qualquer disciplina.
Elas mencionaram que a Educação não pode mais existir sem os recursos virtuais, pois os alunos de hoje são os “nascidos digitais” e parecem ter habilidades natas para acompanhar as diversas propostas que a tecnologia traz para o nosso dia a dia. Por isso os JOGOS DIGITAIS ou GAMIFICAÇÃO oferecem grande apoio aos professores e infinitas descobertas aos alunos.
Enfatizaram que no estudo com o emprego de games — que os alunos simplesmente ADORAM —, eles interagem com prazer, vão seguindo as pistas, procurando soluções, enfim, vão adquirindo os conhecimentos sem nenhum esforço.
Também ofereceram aos colegas experiências práticas de algumas propostas com games.
KUAU: PROJETO DE VIDA NA ESCOLA
A KUAU é uma empresa inovadora na área de educação que tem o propósito de inspirar as pessoas a realizarem seus sonhos. Procura, portanto, conscientizá-las sobre as atitudes adequadas para uma maior PRODUTIVIDADE.
Seguindo os critérios da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o “Projeto de Vida na Escola” é um pilar pedagógico para trabalhar o socioemocional e as competências do século XXI, garantindo a preparação dos alunos para a vida adulta e o mundo do trabalho.
O palestrante da empresa esclareceu aos nossos professores que são três as bases do sucesso: a escolha do objetivo, a seleção das etapas ou caminhos a serem percorridos e a certeza de que é possível superar os obstáculos. Trata-se de um método pró-ativo, de autoconhecimento, autovalorização e protagonismo.
Ele também mencionou aos professores a necessidade do desenvolvimento de COMPORTAMENTOS AUTODETERMINADOS para a obtenção dos resultados almejados.
Aconselhou que mantenham o constante DIÁLOGO para o entendimento dos anseios e dificuldades dos alunos. E, de igual modo, a atribuição de “benefício” ou “reforço positivo” ao empenho, participação e progresso que os alunos demonstrarem. Motivados e incentivados, eles se sentirão mais seguros para manterem o foco em seus ideais.
Assim, muitas noções importantes, tanto para a vida pessoal quanto para a vida profissional, foram passadas na palestra, sendo que os professores poderão repassá-las, depois, para auxiliar seus alunos.
YOGA PARA OS PROFESSORES
Os professores e coordenadores receberam um presente da escola: uma aula de Yoga, ministrada pela professora Kátia Zambianco, que também é mãe de um nosso ex-aluno.
O Yoga é considerado o melhor esporte para se praticar neste mundo apressado e estressado. Os seus efeitos são inúmeros, tanto físicos quanto mentais. Ocorre uma aliança entre corpo e mente, graças ao trabalho de respiração.
Então, a Kátia realizou com o grupo uma série de exercícios de postura e de respiração, proporcionando momentos de relaxamento e tranquilidade. A técnica que ela desenvolveu teve o objetivo de corrigir as emoções e transmitir a sensação de calma e domínio de si mesmo.
E, como ela sabe que os professores precisam de muita energia para o seu trabalho, também ensinou alguns exercícios corporais importantes para ativar todos os canais energéticos. Recomendou, ainda, que procurassem refazer em casa as orientações dadas, explicando que, quando se tranquiliza o corpo (o cérebro e o coração), ocorre aumento do nível de consciência e da disposição para as atividades cotidianas.
Satisfeitos com a experiência, os professores reconheceram que a aula de Yoga tão especial foi um presente de enorme valor para eles!!!