Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o “Setembro Amarelo”, uma campanha que tem como objetivo promover debates, reflexões e ações de prevenção ao suicídio.
De acordo com dados estatísticos, 96,8% dos casos de suicídio registrados estão associados com histórico de doenças emocionais, que podem ser tratadas com ajuda de especialistas.
A informação correta direcionada à população é essencial para a conscientização do problema e prevenir o suicídio.
A Orientadora Educacional da nossa escola, Cíntia Negrini, desenvolveu um trabalho muito valoroso sobre o “SETEMBRO AMARELO”, integrando os alunos do Fundamental II a essa campanha nacional de apoio emocional para salvar vidas.
Numa atitude de protagonismo, os alunos criaram várias estratégias para estabelecer o diálogo e transmitir empatia com o outro.
Saquinhos de Elogios
Após uma roda de conversa em que se evidenciou o fato de que a nossa tendência é reclamar e ver sempre o lado negativo dos acontecimentos e dos comportamentos das pessoas, surgiu a proposta de “virada do pensamento vicioso” e de começo da “PRÁTICA DO ELOGIO”, já que todo mundo possui algo que merece a nossa aprovação. Concluiu-se que, ao invés de críticas, os nossos conhecidos precisam de um elogio para aumentar a sua autoestima.
Assim, as turmas do 6º ao 9º ano escreveram mensagens positivas com elogios aos colegas e colocaram em saquinhos. Os alunos dos 6os e 7os anos fizeram a atividade com a Orientadora Cíntia, nas aulas específicas que eles têm de Orientação Educacional, enquanto que os dos 8os e 9os anos montaram as mensagens motivacionais com a professora Carol, de Português.
Os “Saquinhos de Elogios” ficaram expostos nos corredores para que todos tivessem acesso e pudessem ler as mensagens, inclusive os alunos do Ensino Médio.
A Cíntia salientou que a sua orientação foi no sentido de que todo recado tivesse conteúdo positivo. A proposta era fazer com que o jovem que o lesse pudesse se sentir acolhido, que não se sentisse sozinho e que percebesse a sua própria importância.
Urna do desabafo
Uma segunda estratégia foi realizada pelos alunos dos 7os anos. Eles organizaram a “URNA DO DESABAFO” e a deixaram, por um tempo, em todas as classes do Fundamental II e Ensino Médio. Explicaram a proposta aos colegas e solicitaram que escrevessem, espontaneamente, os seus sentimentos ou problemas que estivessem vivenciando.
Havia duas opções: o(a) aluno(a) escreveria o seu desabafo e o colocaria na urna de forma anônima ou mencionaria o seu nome. Caso preferisse se identificar, seria um pedido de ajuda e, como combinado, a Orientadora Cíntia chamaria esse(a) aluno(a) para uma conversa e até poderia, se fosse o caso, fazer uma ponte com a família e recomendar um especialista.
Porém, segundo a Cíntia, mesmo não se identificando, só o ato de escrever sobre o seu problema ou dificuldade, já traz benefícios ao aluno, pois, ao extravasar, ao exteriorizar seus sentimentos, talvez possa entendê-los melhor e achar meios de superá-los.
Mural virtual colaborativo
Também em associação ao “SETEMBRO AMARELO”, que visa auxiliar pessoas que estejam enfrentando problemas emocionais, os alunos do Fundamental II montaram um “MURAL VIRTUAL”.
Para tanto, utilizaram o Padlet, uma ferramenta on-line que permite a criação de um mural ou quadro virtual dinâmico e interativo para registrar, guardar e partilhar conteúdos multimídia.
Assim, com um link, convidaram os colegas e toda a comunidade Piaget para participarem da campanha, postando uma frase, uma imagem, um vídeo, ou seja, um recado de carinho, de apoio, de incentivo à vida.
Fechamento do mês
E hoje, no último dia do mês, a “URNA DO DESABAFO” foi aberta. Os dizeres foram lidos pela Orientadora Cintia. E, naqueles desabafos em que constavam o nome dos alunos, estes serão chamados para uma conversa particular de apoio.
Já as mensagens deixadas no “MURAL VIRTUAL” foram colocadas em bexigas amarelas, que é a cor representativa da campanha, e foram distribuídas para os alunos.
Para finalizar, em todas as trocas de aula, os alunos do Fundamental II mostraram para os professores cartazes com mensagens de incentivo feitas por eles na aula de Arte, com o professor Raul.