O “Setembro Amarelo” é uma campanha internacional que visa ajudar pessoas a valorizarem a própria vida e não desanimarem, esforçando-se para transpor obstáculos e desafios.
O lema deste ano é “Se precisar, peça ajuda!”. A proposta, portanto, é incentivar a busca de apoio e até de soluções para as dificuldades a partir do contato com alguma pessoa de confiança.
E o SOE (Serviço de Orientação Educacional) da nossa escola, por considerar esse tema relevante para discussão com todos os alunos, organizou uma série de atividades compatíveis com a faixa etária de cada turma.
Atividades com os alunos da Educação Infantil
As orientadoras educacionais Varluce e Ana Paula acreditam que desde cedo convém conversar com as crianças sobre o valor da vida.
Devido a isso, elas estiveram nas salas de aula, do Maternal ao Nível II, com o objetivo de fazer os pequenos alunos entenderem que eles são importantes e que devem se autovalorizar e se autorrespeitar, do mesmo modo que devem valorizar e respeitar os outros.
Muito bate-papo
De maneira didática, as orientadoras explicaram aos alunos que, quando nos sentimos tristes, precisamos falar com aquela pessoa em quem confiamos: a mãe, o pai, uma tia, uma professora, um amigo ou uma amiga.
Elas deixaram claro que contar a “a dorzinha que dá no coração” é fundamental para não nos sentirmos sozinhos, pois essa pessoa amiga poderá nos compreender, dar apoio e nos ajudar com o problema, seja qual for.
Portanto, a AMIZADE foi o foco do bate-papo com os alunos da Educação Infantil.
Contação de História
Depois, em continuidade à proposta de valorização da Vida e da Amizade, as professoras das turmas promoveram uma atividade de “Contação de História”. Leram os livrinhos: “Mumu, a vaquinha Jururu” (de Jeanne Willis e Tony Ross), “Dadó é ranzinza e tem sua própria nuvem cinza” (de Fafá Conta e Alexandre Rampazo) e “Me abraça!” (de Helmi Verbakel).As histórias, por apresentarem personagens que superam seus problemas e se tornam mais felizes ao receberem atenção e carinho de amigos, reforçaram a mensagem da campanha do “Setembro Amarelo”.
Criação de cartões
As professoras também organizaram uma atividade de Arte, em que os alunos decoraram um cartão para ofertar a um amigo ou amiga da classe.
Presente a um(a) amigo(a)
A troca de cartões entre eles foi uma dinâmica que, além de demonstrar afeto e confiança no(a) amigo(a), proporcionou o aumento do entrosamento entre todos das turminhas.
Atividades com os alunos do Fundamental Anos Iniciais
Com os alunos do Fundamental Anos Iniciais, em especial os das turmas do 4º e 5º ano, as orientadoras educacionais Varluce e Ana Paula puderam conversar mais diretamente sobre questões emocionais que podem nos afetar e sobre o significado do “Setembro Amarelo”.
Mencionando o sábio ditado popular “Quem tem um amigo tem um tesouro.” e associando-o ao lema da campanha deste ano “Se precisar, peça ajuda!”, elas trabalharam com os alunos a importância da boa convivência com parentes e amigos.
Conversas e testemunhos
Nos bate-papos, as orientadoras educacionais destacaram que os laços de relacionamento devem ser pautados no autorrespeito e autovalorização, e no respeito e valorização do outro, e aconselharam os alunos a não ficarem sozinhos, já que sempre há alguém por perto disposto a ajudar, assim como há alguém que precisa da nossa ajuda.
As turmas participaram ativamente das conversas, inclusive contando um pouco de seus problemas e até sugerindo soluções. Demonstraram ter assimilado bem o propósito da campanha, dando testemunho de situações em que pediram ajuda e situações em que ofereceram ajuda a alguém em sofrimento.
Elogio a um(a) amigo(a)
As professoras também participaram, juntamente com o SOE, das atividades do Setembro-Amarelo. Elas ajudaram a passar a mensagem de que uma amizade verdadeira é aquela em que ambas as partes se cuidam, se ajudam, independentemente da situação.
E todos juntos chegaram à conclusão de que “as pessoas têm qualidades e defeitos, mas as qualidades é que devem ser evidenciadas”.
Então, os alunos tiraram, num sorteio, um(a) amigo(a) da classe para uma brincadeira de “amigo secreto”. Em seguida, escreveram em cartões um elogio a ele(a), completando a frase “Você é …….” , ou seja, mencionaram um aspecto positivo do jeito de ser do(a) amigo(a).
Na entrega dos cartões, abraços e muita alegria, resultantes da boa convivência entre eles.