Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental estão iniciando um outro ciclo. Os espaços para as atividades agora são outros, e os professores e a coordenação também mudaram.
Porém, para que o período de adaptação seja bem tranquilo, o corpo docente preparou para os que estão chegando uma semana especial, cheia de diversão e também aprendizados.
Recepção calorosa, rodas de conversa, brincadeiras, jogos em equipe e dinâmicas socioemocionais, tudo bem planejado para os alunos se conhecerem, se integrarem e gostarem de estar na nossa escola começando o 1º ano.
BRINCADEIRAS E TAMBÉM MUITO APRENDIZADO
A proposta da semana era “encantar” os alunos com atividades dinâmicas e divertidas. E esse objetivo foi alcançado.
Os alunos brincaram e se divertiram muito. Mas, ainda, de modo lúdico, assimilaram os ensinamentos dos livrinhos, que abordaram vários temas socioemocionais.
PROPOSTA DE INCENTIVO À LEITURA
Um dos principais objetivos do Colégio Piaget é estimular o gosto pela leitura, proporcionando aos alunos contato frequente com livros infantis.
As professoras sabem que, quando as atividades propostas correspondem ao enredo ou personagens de uma história, os alunos se envolvem muito mais e passam a valorizar a leitura.Por isso, essa primeira semana foi toda organizada com base na “contação de histórias” de cinco livros infantis.
1- “A CAIXA DE JÉSSICA”, de Peter Carnavas, conta a história de uma menina que estava muito insegura em seu primeiro dia de aula, não sabendo se seria aceita. Como a mensagem é sobre o valor que cada pessoa possui, a leitura da obra proporcionou dinâmicas de autoconhecimento e autovalorização, assim como o conhecimento e valorização dos colegas.
De maneira descontraída, eles se apresentaram, conversaram e refletiram sobre suas próprias qualidades.
Também passearam pela escola, visitando os vários espaços.
2- “PEDRO E TINA”, de Stephen Michael King, fala da amizade de duas crianças. A história permitiu a expressão oral e artística sobre a importância da amizade.
E, da mesma forma que ocorreu com os personagens do livro, eles passearam na “chuva” com seus guardas-chuvas e brincaram com aviõezinhos de papel.
As atividades tiveram como objetivo o entrosamento entre eles.
3- “TUDO BEM SER DIFERENTE”, de Todd Parr, inspirou atividades criativas para incentivar o respeito às diferenças.
Os alunos vieram à escola com roupas à escolha de cada um e penteados “malucos”. Também montaram fantoches de saquinhos de papel para representarem personagens com diferentes características, porém unidos.
4- “O QUE É O AMOR?”, de Roberta Castro, incentivou os alunos, em roda de conversa, a mencionarem algo que simbolizasse para eles o amor. Participaram, ainda, de duas dinâmicas: a da “teia do amor com barbante” e a do “amigo secreto de cartinhas carinhosas”.
5- “BOM DIA, TODAS AS CORES”, de Ruth Rocha, foi o livro que encerrou a semana, convidando os alunos a serem felizes e admirarem as coisas simples e boas da vida com o “jeito de criança”. Foi um dia todinho para brincar e se divertir.