As professoras do Maternal II — Larissa Queiroga, Silmara e Fabiana — sabem que os pequenos alunos adoram teatrinho e montaram uma peça sobre a Branca de Neve.
A apresentação foi o encerramento do módulo do material pedagógico que teve como tema “A Branca de Neve e os 7 anões” e foi desenvolvido em fevereiro e começo de março.
A história, que toda criança adora, foi utilizada como base para as professoras trabalharem as personalidades diferentes dos 7 anões e as suas expressões reveladoras de sentimentos.
Atividades sobre expressões na Educação Infantil têm muito valor, porque aprender a nomear e identificar o que se sente é uma forma de a criança se autoconhecer e conhecer o outro.
Assim, com a história, os alunos aprenderam os nomes dos anões e os sentimentos que cada um representava. Depois, foi a vez deles, os alunos, imitarem as expressões de feliz, zangado, sonolento, carinhoso, dengoso…
Essas questões emocionais também foram abordadas em “rodas de conversa”, em que os alunos puderam contar se já haviam vivenciado os sentimentos dos anões e com qual deles se identificavam mais.
Não faltou música nas atividades. Todos aprenderam a cantar a famosa canção dos anões voltando do trabalho para casa.
No dia combinado para a pecinha, os alunos vieram à escola com roupas coloridas, pois eles eram os “anões”. E na representação das professoras, com mudança no enredo da história, houve mais um enfoque socioemocional: a amizade. A Branca de Neve e a Rainha se tornaram amigas, e a maçã, longe de ser envenenada, era uma fruta deliciosa e que fazia muito bem à saúde. Então, integrou-se à peça uma atividade de Culinária: maçã com canela e mel. Os alunos degustaram e aprovaram a receita que, aliás, tinha sido enviada às professoras por um outro personagem que eles conhecem do material pedagógico, o Seu Lobato, um amigão de todas as crianças.