Você Sabia? O teatro de sombras, parece uma arte nova, mas surgiu na China, no ano 121.
Ele consistia na manipulação de um boneco de varas, entre uma luz e uma tela, o que fazia com que o espectador visse apenas a sombra do boneco. Com o tempo estendeu-se à Europa.
Esta técnica, com muitas variações, é utilizada nas escolas, estimulando a imaginação natural das crianças pelo contraste entre luz e sombras. Constitui uma forma divertida de interligar a leitura de uma história à construção de personagens por meio do movimento das silhuetas e dramatização do enredo.
Ainda nos dias de hoje, o teatro de sombras é uma das manifestações artísticas mais populares em diversas regiões do continente asiático.
A lenda Chinesa
No ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, teria ordenado ao mago da corte que a trouxesse de volta do “Reino das Sombras”. O mago usou a sua criatividade e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Depois, pediu que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz.
No dia da apresentação ao imperador e sua corte, o mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade.
Naquele momento, surgiu o teatro de sombras.
Qual criança não se encanta pelas sombras, pela criação de personagens e pelas histórias?
Os nossos alunos, certeza!
Nas lives do dia 22 de outubro, as professoras do Nível II ensinaram a montagem de um teatrinho de sombras.
Em copinhos descartáveis, as crianças colaram papel filme, onde, com caneta permanente, desenharam figuras livremente para a formação de um pequena história. Depois, com uma lanterna direcionada ao copinho ou com a luz do celular, a mágica se realizou: as figuras foram projetadas na parede.
Veja pelas fotos quanta criatividade nas figuras que as crianças desenharam!