Aprendendo a agradecer para aumentar a satisfação geral com a vida
No dia 28 de novembro, comemorou-se o “Thanksgiving Day”, que significa “Dia de Ação de Graças”. Sempre a quarta quinta-feira do mês de novembro é um feriado muito importante em alguns países, sendo que, nesse dia, as famílias se reúnem em comemoração, manifestando agradecimento por tudo de bom que lhes aconteceu durante o ano.
Agradecer é o motivo das atividades do “Thanksgiving Day” com os nossos alunos. Pelo fato de o evento ser uma tradição nos países que falam inglês, no Brasil é celebrado mais especificamente nas aulas de Inglês.
Por se tratar de um aprendizado do agradecimento, na nossa escola, essa celebração é sempre realizada.
Consideramos, pois, que ser grato é possuir uma virtude que só traz benefícios. Os próprios neurologistas apontam que a gratidão produz hormônios ligados ao bem-estar e à felicidade. Assim, quando uma pessoa se sente grata pela família, pelos amigos, pelas coisas simples da vida, experimenta emoções e sensações positivas, o que impacta em seu comportamento e em suas escolhas.
Encenação da história no Período Integral: “The seven pilgrims”
As teachers Gizele e Cibele, do Inglês Diário do Integral do Fundamental Anos iniciais, organizaram uma atividade caprichada para contar aos alunos um pouco da história do surgimento do Thanksgiving Day.
Alguns deles, sete alunos do Integral da manhã e sete alunos do Integral da tarde, representaram os seven pilgrims (sete peregrinos), que saíram da Inglaterra no Mayflower (um navio de madeira com três mastros) e chegaram ao Novo Mundo, hoje Estados Unidos. A data era 1620, e os ingleses lá encontraram os Native Americans (índios norte-americanos), que lhes ensinaram sobre os alimentos típicos da região e o que plantar para ter uma colheita farta.
Assim, na representação que evidenciou o Thanksgiving Day como uma data de agradecimento a uma boa colheita, os alunos foram os seven pilgrims e as professoras, os Native Americans.
Mensagem levada também aos alunos do Pedagógico
A coordenadora Elisabete fez questão de que a mensagem da importante virtude da gratidão fosse levada a todos do Fundamental Anos Iniciais. Então, os alunos do Integral fizeram a encenação da história do surgimento do Thanksgiving Day também aos colegas do Período Pedagógico.
Nas apresentações, para estimular ainda mais a prática do agradecimento pelas coisas boas que existem nas nossas vidas, os alunos cantaram duas músicas: “They were the pilgrims” e “ Thankful”.
No final, eles convidaram os colegas a agradecer espontaneamente. Vários se dispuseram a mencionar o que mais valorizavam em sua vida.
Refeição coletiva e agradecimentos
Conforme pode a tradição da festa do Thanksgiving Day, não poderia faltar um momento de refeição conjunta. Por isso, as teachers prepararam comidinhas especiais para os grupos do Integral se deliciarem. Durante a simbólica “Ceia de Confraternização”, as teachers foram perguntando aos alunos: “What are you thankful for?”. Já que haviam aprendido a falar algumas frases simples de gratidão, eles expressaram, em inglês, agradecimentos à vida, à família, à escola, à saúde, ao amor dos familiares e dos amigos.