A maioria sabe que o Carnaval faz parte do nosso folclore e é a festa mais popular do Brasil. Ocorrem blocos, desfiles de Escola de Samba, danças nas ruas e em clubes, por todas as partes do país.
Já, muita gente não sabe que o Carnaval não é brasileiro de origem. Ele chegou aqui trazido pelos portugueses. Nasceu no Egito, passou pela Grécia, por Roma e por vários outros países da Europa. O Brasil só entrou na história da festa a partir do descobrimento pelos portugueses, em 1.500, quando essa manifestação cultural já contava com uma longa trajetória.
O Carnaval existe há mais de 3 mil anos. É a festa popular mais antiga que se tem registro, juntando pessoas de todas as classes sociais. Desde a Antiguidade, no Carnaval, os foliões podiam esconder ou trocar de identidade. Como o costume era sair às ruas de máscara e fantasia, eles não se identificavam, e os mais abastados se misturavam ao povo.
Em cada tempo e em cada país, o Carnaval sempre foi diferente, apresentando suas próprias características. Mas há os Carnavais que são mais famosos e atraem a atenção de todos.
O segundo Carnaval mais famoso é o de Veneza. Mas o primeiro lugar há muitos anos está com o Brasil, cuja festa foi se modificando, se diversificando, e até hoje não deixou de crescer, principalmente com a agregação dos trios elétricos, que juntam multidões para se divertirem nas ruas.
E o carnaval no Piaget?
Neste ano, devido à pandemia, não houve Carnaval. Mas na nossa escola ninguém ficou triste porque fizemos o nosso Carnaval on-line.
No dia 16 de fevereiro, terça-feira, no verdadeiro dia de Carnaval, tivemos atividades na lives para comemoração dessa festa e para que todos se divertissem.
Nesse dia, quem quis pôde assistir às lives com fantasia. Porém, a orientação foi que não precisavam comprar nada. Valia improvisar, customizar, usar acessórios engraçados, inventar…
Carnaval Azul
O Carnaval on-line do Piaget fez referência ao Projeto Pedagógico deste ano: “Piaget Azul – uma aventura em estado líquido”. Esse tema, que será trabalhado no decorrer do ano todo, tem como objetivo promover uma reflexão sobre a enorme quantidade de lixo que chega aos oceanos, pondo em risco a vida marinha.
Os alunos improvisaram acessórios lembrando peixes e outros animais do mar.
Tanto na Educação Infantil quanto no Fundamental I, eles utilizaram garrafas vazias de água e demais potinhos de plástico (infelizmente, muito encontrados nos rios e mares) e com eles fizeram chocalhos para brincar o Carnaval.
Como foi a produção do chocalho?
Com muita criatividade e cultura maker!
Primeiramente, os alunos desenharam sobre o tema: polvos, peixes, tartarugas marinhas, estrelas-do-mar… Depois, recortaram e colaram na parte externa da garrafa. E, para fazer o barulhinho do chocalho, eles colocaram dentro um pouco de arroz, feijão, milho, macarrão e até conchas.
E todo bom carnaval tem um pierrô!
Não há Carnaval sem a presença do palhaço (o pierrô), uma das fantasias mais tradicionais do Carnaval do mundo inteiro.
Por isso, algumas turmas da Educação Infantil fizeram a pintura de um palhaço com o carimbo da mão.
Mas as crianças não deixaram de usar enfeites de peixe na cabeça, em referência ao “Carnaval Azul” do Piaget.
Música e dança
Nas lives, para todos os alunos, as professoras colocaram uma marchinha carnavalesca e eles dançaram, cantaram, acompanhando o ritmo com seu chocalho.
Foi um Carnaval especial, divertido e, logicamente, sem aglomeração!