Desde muito cedo, as crianças têm contato com o mundo letrado, por meio de placas na rua, legendas na televisão, receitas que a família utiliza, mensagens no celular… e, assim, ela constrói a ideia de que a linguagem escrita, além da fala, é importante para a comunicação.
O aprendizado da escrita inicia-se na Educação Infantil de forma lúdica, com jogos, brincadeiras, contação de histórias. São vivências e experiências que possibilitam o aprender “brincando”.
Para a ALFABETIZAÇÃO é preciso treinar as crianças para reconhecerem os sons e estabelecerem relações destes com sua forma gráfica.
No princípio, as crianças aprendem a identificar os sons das vogais, a reconhecer suas formas e, posteriormente, a fazer a grafia delas.
As vogais são consideradas núcleos das sílabas, ou seja, todas as palavras as possuem. Estando por toda parte, em placas, sinalizações nas ruas, em revistas, propagandas, músicas e em muitos outros lugares, as crianças passam a identificá-las em situações da sua vivência cotidiana.
E, para maior assimilação das vogais, numa aula de Culinária, as crianças do Nível I participaram do preparo de docinhos de UVA.
Depois, elas construíram as vogais fixadas dessa palavra com massinhas de modelar e tentaram reproduzi-las graficamente. Também trouxeram objetos encontrados em casa ou recortes de revista de imagens que se iniciavam com as vogais U e A.
Foram atividades trabalhadas de forma lúdica em que as crianças se divertiram e aprenderam!
Como praticar em casa?
- Brincadeiras divertidas de construir as letras com massinha de modelar ou palitos de madeira;
- Procurar as vogais nas placas de trânsito e comércios nas ruas;
- Observar as letras em revistas, jornais e livros;
- Realizar uma receita divertida em família;
- Leitura de histórias para, depois, a criança realizar o reconto.