Seguindo a proposta do nosso material didático, as professoras Fernanda Eliza e Michele, do 4º ano do Ensino Fundamental, trabalharam “Sistema de Numeração Decimal” contextualizando com o AÇAÍ, um fruto brasileiro cultivado predominantemente na região amazônica.
Interdisciplinaridade
No material de Matemática, constava um infográfico. Numa interligação com a disciplina de Língua com Portuguesa, os alunos aprenderam que o infográfico é um gênero textual que se caracteriza por apresentar imagens e palavras, com o objetivo de oferecer, de modo resumido, informações sobre um determinado assunto, neste caso o açaí.
Assim, eles conheceram o fruto e receberam ensinamentos sobre os vários benefícios para a saúde que ele propicia, por ser rico em fibras, vitaminas, proteína, fósforo, magnésio, potássio e antioxidantes.
Também pelo infográfico, ficaram sabendo da importância comercial e econômica do açaí, muito utilizado na confecção de alimentos e bebidas.
Situações-problema sobre o uso empresarial do Açaí
Os personagens do material pedagógico, em diálogos, comentavam a pesquisa que haviam feito em um site de uma empresa alimentícia que utilizava o açaí na produção.
Então, a partir desses dados, várias situações-problema foram apresentadas para os nossos alunos resolverem, com o emprego dos conceitos matemáticos estudados e o assunto açaí.
Degustação do Açaí
Enquanto os alunos faziam seus exercícios, as professoras foram servindo sorvete de açaí em copinhos.
A degustação era o momento mais aguardado e encerrou as atividades com um gostinho de “quero mais”, tanto para o sorvete quanto para a aula de Matemática pra lá de especial.