A metodologia da nossa escola aposta na eficácia das atividades interdisciplinares.
As disciplinas se unem. São várias abordagens de um mesmo tema, o que enriquece o aprendizado dos alunos.
Os alunos dos 2° anos do Ensino Fundamental leram a história “Soldadinho de Chumbo”.
Na live de PORTUGUÊS, enfatizou-se a leitura, a ortografia e o vocabulário.
A leitura foi compartilhada. Todos leram um trecho, e a professora foi destacando as pausas necessárias de acordo com a pontuação. Também chamou a atenção sobre a escrita de algumas palavras novas que apareceram e o significado delas.
Em LITERATURA, a professora abordou a estrutura do texto, que apresentava as características de narrativa dialogada. Em seguida, os alunos fizeram a interpretação do texto. E, ainda, elaboraram uma reescritura da história com suas próprias palavras e mudando o desfecho (de triste para feliz).
A história, por apresentar vários sentimentos, permitiu, na aula de SOCIOEMOCIONAL, que eles falassem do que perceberam e dos seus próprios sentimentos semelhantes aos da história. Comentaram sobre o medo, a raiva, a tristeza e a vontade de superação das dificuldades.
Muita emoção no momento em que leram o final “feliz” que eles criaram para a história.
E, para finalizar o tema, na live de ARTE, os alunos desenvolveram, com a “Cultura Maker” (proposta do “faça você mesmo”, utilizando materiais recicláveis”), a construção do soldadinho da história.
A criatividade imperou: houve soldado feito de jornais encapados com papéis coloridos; fantoches com desenhos recortados e palito; uso de embalagens de suco ou leite; massinha de modelar; tubo de papel higiênico ou de papel toalha; caixas de papelão, entre outros objetos.
Pintaram, desenharam, recortaram e, depois, brincaram à vontade.
E você confere esses lindos trabalhos AQUI!