Os alunos do 8º ano, em junho, fizeram uma visita ao Jardim Botânico de São Paulo, na companhia do professor Marcelo, de Ciências.
O projeto teve como objetivo apresentar aos alunos a riqueza de espécies vegetais que existem no local e transmitir a eles o entendimento da importância de se ter um “santuário de plantas” dentro de uma metrópole dominada por prédios e asfalto.
Preservação da flora
Do mesmo modo que espécies de animais estão em risco de extinção, muitas plantas se encontram nessa situação. Por isso, o Jardim Botânico é um espaço que se caracteriza pela reunião de plantas do mundo todo e pela função de preservá-las.
Conexão com a natureza e seu fator social
Além de proteger e preservar a biodiversidade, oportunizar pesquisas científicas e auxiliar nas práticas de desenvolvimento sustentável, o Jardim Botânico é um local de “lazer”. Ele acolhe as pessoas para desfrutarem de momentos agradáveis com amigos e parentes.
Também oferece trilhas totalmente seguras para os visitantes caminharem em meio a lindas paisagens de natureza.
Permite, pois, atividade física, de recreação e de encontros sociais.
Papel educativo
É inegável que os espaços do Jardim Botânico, por possibilitarem o contato com tanta beleza natural (nas estufas de flores ou no jardim dos sentidos, por exemplo), exerçam, consequentemente, um papel educativo em questões ambientais.
Com o “Programa de Visitas Educativas”, do qual os nossos alunos tiveram a oportunidade de participar, o visitante aprende e se encanta com a exuberância das plantas.
E o professor Marcelo resumiu a proposta educativa da visita: “Conhecer a natureza e se conectar com ela, é se sensibilizar e se tornar um agente de conservação do meio ambiente”.