Em junho, os alunos do 7º ano, juntamente com o professor Marcelo, de Ciências, participaram de uma visita especial ao Zoológico de São Paulo, proporcionada pelo setor educativo do local.
O objetivo da visita foi conscientizar os alunos sobre a importância que um zoológico possui como entidade de proteção e preservação de espécies animais.
Mudando a visão sobre o zoológico
Os guias que conduziram os nossos alunos, empenhados em mudar o antigo entendimento de que o zoológico é apenas um aprisionamento de animais, mostraram vários exemplos para eles perceberem que, hoje, o lugar abriga animais que foram recuperados de tráfico ilegal, que foram maltratados, que não podem mais voltar para a natureza (como é o caso de elefantas resgatadas de circos) ou que estão ameaçados de extinção.
Salientaram, portanto, o papel pouco conhecido do zoo de acolher, cuidar e garantir a sobrevivência de muitos animais.
Eles também mencionaram que o Zoológico de São Paulo é uma referência mundial pela qualidade de tratamento dedicada aos animais, oferecendo as melhores condições de saúde e de ambiente.
Funções biológica, ecológica e social dos zoológicos
Durante a visita, os alunos aprenderam que o Zoológico de São Paulo, como outras entidades semelhantes que trabalham com animais, desenvolvem uma cultura de conservação da fauna aliada a responsabilidades nos campos ambiental e social.
Ou seja, foi passado aos alunos, o importante ensinamento de que, além da contribuição ecológica de um zoológico, existe o benefício social, já que ele disponibiliza lazer e cultura à população, contato com a fauna mundial e também emprego a profissionais de diversas áreas, como cientistas, veterinários e cuidadores.
Recuperação de espécies
Em sala de aula, o professor Marcelo já havia mencionado que a maior parte dos argumentos contra os zoos baseia-se no ambiente restrito que é oferecido, fora do habitat natural das espécies. Porém, ele esclareceu que os críticos desconhecem que muitas espécies animais classificadas como extintas são reproduzidas em zoos e aquários, e algumas já estão sendo reintroduzidas na natureza, graças ao trabalho de reprodução realizado em cativeiro.
Com certeza, depois da vivência que tiveram no zoológico, os alunos puderam constatar na prática o trabalho realizado pelo zoo de promover a conservação dos animais e a proposta de devolução, quando possível, aos habitats naturais.
Conscientização ambiental de alunos e demais visitantes
O departamento cultural do Zoológico de São Paulo promove encontros com escolas e também com outros visitantes. São diversos roteiros temáticos criados para aprendizado sobre a atuação do Zoo e encantamento no contato com a natureza.
O professor Marcelo, que organizou a visita monitorada e valoriza a existência de zoos, argumentou:
“O zoológico recebe anualmente milhões de pessoas, que buscam contato com animais ou momentos de lazer junto a amigos e familiares. Não importa o motivo do passeio, mas todos aprendem um pouco sobre a fauna e a necessidade de preservação do meio ambiente e dos seres vivos.”.