A professora Larissa Queiroga, do Maternal II, organizou uma situação-problema para os alunos resolverem em duplas. A proposta teve como objetivo fazê-los entender que o auxílio do colega era essencial para o cumprimento da tarefa.
O DESAFIO
Os alunos precisavam erguer uma bandeja cheia de bolinhas e levá-la até a caixa, sem derrubar nenhuma delas. A tarefa não podia ser feita individualmente, dependia da união e cooperação das duas crianças. Além disso, o desafio exigiu várias habilidades, como: concentração, paciência e noções de espaço, equilíbrio e lateralidade.
Quando derrubavam as bolinhas, reiniciavam a atividade com mais atenção e comprometimento.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Em seguida, a professora levou os alunos para a “casinha da árvore” no Espaço Kid’s da nossa escola, onde leu para eles o livrinho “Como eu me sinto quando me importo com os outros”, de Cornelia Maude Spelman.
A obra menciona os sentimentos da criança, ajudando-a a se valorizar e a valorizar o outro. A importância da amizade é enfatizada na história.
CARTÃO E ABRAÇO: EXPRESSÕES DA UNIÃO E AMIZADE
Os alunos perceberam, com a atividade das bolinhas, que a colaboração mútua tinha sido essencial para o sucesso da tarefa. E, também, com a contação de história e conversa sobre o livrinho, compreenderam o valor da amizade nas nossas vidas.
Então, para finalizar os trabalhos do dia, a professora solicitou que cada um preparasse um cartão para entregar ao amigo com quem havia participado na experiência das bolinhas. A troca de cartão foi para simbolizar o agradecimento pela ajuda e a amizade que se solidificou entre a dupla.